A CLIA – Associação Internacional de Cruzeiros designou Samuel Maubanc como diretor geral para a Europa. Enquanto diretor do gabinete europeu da associação, com sede em Bruxelas, Maubanc é responsável por liderar os esforços pela defesa de políticas que apoiem a transição energética do setor com vista à navegação a zero emissões até 2050, bem como para o envolvimento da indústria de cruzeiros com portos e destinos que deem prioridade, apoiem e promovam um crescimento responsável, em nome das companhias de cruzeiros membros da CLIA na Europa.
Samuel Maubanc tem experiência consolidada em política climática e em relações governamentais. Além do seu percurso anterior na liderança de uma associação comercial do setor, Maubanc conta com cerca de duas décadas de experiência em política da União Europeia (UE) e em public affairs, com destaque para as metas de descarbonização, impulsionadas pelo aumento da disponibilidade de combustíveis sustentáveis a preços competitivos e pela segurança dos canais de abastecimento no setor dos transportes.
Antes de integrar a CLIA, Maubanc foi diretor dos Assuntos Europeus e diretor geral da Neste, um dos principais produtores de combustíveis renováveis e soluções circulares. Durante o seu mandato na Neste, Maubanc foi uma voz influente nas conversações políticas sobre vias de energia sustentável e questões conexas. Nomeadamente, esteve no centro das discussões de defesa de todas as peças legislativas e regulamentares relevantes da UE, que incluíram a revisão da Diretiva da EU relativa às energias renováveis e o recém-criado mandato SAF da UE no âmbito do ReFUEL EU Aviation. Maubanc foi também diretor-general da Liquid Gas Europe, uma associação sem fins lucrativos que representa a indústria do gás líquido em Bruxelas. No currículo académico tem um Executive Master em Gestão pela Solvay Business School de Bruxelas e um Master em Estudos Europeus pela Universidade de Aalborg, na Dinamarca.
Kelly Craighead, presidente e CEO da CLIA afirmou, a propósito desta nomeação: “Estamos muito entusiasmados por dar as boas-vindas ao Sam na CLIA e confiantes de que a sua experiência na área da liderança e da política irá contribuir para acelerar a agenda sustentável ambiciosa da indústria de cruzeiros. O Sam, enquanto especialista respeitado e conhecedor em soluções de energia circular e renovável irá, sem dúvida, ajudar a nossa indústria a continuar a construir sobre as suas fortes posições políticas e prioridades de forma a continuar a promover o sucesso das companhias nossas associadas.”
“Sinto-me honrado por me juntar à CLIA e poder, assim, apoiar a agenda sustentável da indústria.”, afirma Maubanc. “Nunca se registou este nível de dinâmica, complexidade e urgência na criação de vias de transporte sustentáveis, em especial no contexto da aplicação do pacote de medidas da UE “Fit For 55”. Isto inclui, nomeadamente, o aumento da escalabilidade e da competitividade dos combustíveis renováveis e o estabelecimento de uma cadeia de abastecimento estável e segura para o transporte marítimo como parte integrante do setor dos transportes. O setor dos cruzeiros é um importante motor de competitividade europeu e da inovação industrial marítima, pelo que aguardo com expetativa a oportunidade de trabalhar com os decisores políticos, os portos e destinos e companhias de cruzeiros membros da CLIA para ajudar a levar a liderança do setor para o próximo nível.”, acrescenta Samuel Maubanc.