Clima Portugal: equipamentos e sistemas eficientes e inovadores

Clima Portugal: equipamentos e sistemas eficientes e inovadores

Quando nasceu, em 1997, fruto da autonomização do departamento de I&D da Tecniclima, a Clima Portugal tinha como meta ser especialista em áreas de negócio que tinham falta de soluções. E, segundo Mário Carvalho, gerente e fundador da empresa, tem conseguido manter esse foco ao longo destes 20 anos, procurando satisfazer o mercado profissional com soluções específicas para casos específicos.

Hoje a Clima Portugal é uma empresa especializada na conceção, fabrico, importação e distribuição de equipamentos estratégicos no mercado da climatização e ventilação, com a sua própria marca, a MKC. Grande parte do tempo é dedicada à pesquisa de soluções, dispondo para tal de quadros técnicos e de parcerias internacionais com vasta experiência na área de I&D, conceção e projeto, instalação e serviço pós-venda.

Para a Clima Portugal, “os equipamentos não são todos iguais”, frisa Mário Carvalho, que acrescenta que a aposta da empresa passa pela liderança tecnológica dos produtos e equipamentos MKC. Para a área da restauração dispõe, por exemplo, de sistemas de filtragem de fumo (MKC SELAI 3), que permite resolver problemas onde não existem condutas adequadas de exaustão de fumos; e de Hottes Indutoras Compensadas, essenciais na captação de fumos e efluentes gasosos provenientes da confeção.

Preocupada em apostar na eficiência associada à economia, a Clima Portugal desenvolveu o projeto CKVS (Commercial Kitchen Ventilation System), de onde se destaca o projeto SMART HOTTE, “determinante na redução dos custos de exploração”, explica o responsável, bem como o desenvolvimento das hotes de alta eficiência (MKC DFV). Desenvolvido em parceria tecnológica com a OMRON, o sistema MKC SMART HOTTE é um sistema de controlo inteligente dos sistemas de ventilação de uma cozinha profissional. Por sua vez, o MKC SMART HOTTE está dotado do sistema MKC WEB Server, que permite fazer o diagnóstico e manutenção do sistema de forma remota.