Coimbra acolhe 3ª edição do “Vê Portugal”

by Raquel Loureiro | 22 Abril 2016 10:18

Após Viseu e Aveiro, Coimbra é a cidade anfitriã da terceira edição do Fórum de Turismo Interno – Vê Portugal, agendado para os dias 29, 30 e 31 de maio, nas instalações do Convento São Francisco, localizadas na Avenida da Guarda Inglesa, Coimbra.

Mais uma vez, o Vê Portugal conta com a participação de especialistas internacionais cujo olhar abrangente sobre a indústria do turismo nos seus múltiplos segmentos, trazem importantes contributos para a discussão. O Fórum compreende seis painéis. O evento tem inicio com um debate sobre o turismo e o seu valor na economia, que contará com os contributos de Maribel Rodríguez, COUNTRY MANAGER WTTC Spain , Portugal & LATAM e Nuno Fazenda, Diretor do Departamento de Gestão de Programas Comunitários, Turismo de Portugal. Segue-se uma discussão sobre o turismo acessível e inclusivo, com Annagrazia Laura, Presidente do ENAT – European Network for Accessible Tourism, Acácio Duarte, Consultor e Coordenador dos projetos na área do Turismo, na “Perfil”e Luís Antunes, Presidente CM Lousã.

O terceiro painel dá atenção às potencialidades materiais e imateriais dos territórios, tem como moderador Ana Abrunhosa, Presidente da CCDRC e conta com oradores como Dalila Dias, Coordenadora das Aldeias Históricas Aldeias do Xisto, Rui Simão, Coordenador das Aldeias do Xisto Aldeias de Montanha e Célia Gonçalves, da ADIRAM. Segue-se um painel sobre o valor da informação no turismo, onde estarão presentes  Alda Caetano Carvalho, Presidente do INE e João Cadete de Matos, Diretor Departamento Estatística do Banco de Portugal; a sazonalidade, o baixo índice de permanência e a litoralização do turismo, um painel moderado por Francisco Dias, Professor Instituto Politécnico Leiria e que terá como oradores Alfonso Vargas, Professor e Investigador na Universidade de Huelva e Antonio Magliulo, Professor e Investigador na Universidade de Roma. O último painel sobre o turismo de negócios, e contará com os contributos de Nina Freysen-Pretorius, Presidente do ICCA – International Congress e Jordi William Carnes, CEO Barcelona Turisme Convention Bureau.
Destaque para o jantar conferência com o Ministro da Economia, Manuel Cadeira Cabral, agendado para dia 30 de maio. A sessão de encerramento contará com Manuel Machado, Presidente CM de Coimbra, Pedro Machado, Presidente ERT Centro de Portugal e Ana Mendes Godinho, Secretária Estado Turismo.
Esta é uma iniciativa organizada conjuntamente pela Turismo Centro de Portugal e Câmara Municipal de Coimbra, conta com o apoio do Turismo de Portugal IP e da Caixa Geral de Depósitos. Pelo segundo ano consecutivo, o Fórum de Turismo Interno tem o Alto Patrocínio da Presidência da República.
A participação no Fórum é gratuita com obrigatoriedade de inscrição. A participação no jantar conferência tem o custo de 30€ (inscrições limitadas). As inscrições para o Fórum e jantar estão disponíveis.

Source URL: https://www.ambitur.pt/coimbra-acolhe-3a-edicao-do-ve-portugal/