Coimbra, Aveiro, Leiria e Viseu são as cidades top of mind do Centro

A Turismo Centro de Portugal apresentou hoje o Barómetro da Marca Centro de Portugal que revela que a imagem da região tem potencial de crescimento e atributos valiosos. Segundo o estudo, realizado com base num inquérito por questionário aplicado na Bolsa de Turismo de Lisboa, as cidades (Top of Mind) da Região Centro de Portugal são Coimbra (68,5%), Aveiro (22,9%), Leiria (16,8%) e Viseu (7,9%). Os visitantes deslocam-se à região pela sua natureza,  cultura, universidade, património e história.

A larga maioria dos inquiridos (95,8%) conhece a região Centro de Portugal e nem reside, nem trabalha nessa região (73%). As zonas turísticas com maior notoriedade foram Lisboa (19,8%) e Algarve (19%), Coimbra (12,3%) e Alentejo (11,7%).

Na componente de notoriedade espontânea (Top of Mind),o Centro de Portugal aparece associado à

Na notoriedade assistida, 64,2% dos inquiridos associam a Região Centro de Portugal à história, 58,4% associam-na ao património, 42,2% à gastronomia, 39,6% à natureza, 38% aos vinhos, 37% à cultura, 25% à saúde e bem-estar e 21,5% ao turismo religioso.

Do total dos inquiridos, 28,6% costuma fazer férias ou visitar a região, indicando uma frequência de visita, na sua maioria, anual (53,1% desses inquiridos) com duração da estadia inferior a 3 dias. Preferem as unidades hoteleiras (41,9% desses inquiridos) ou casa de familiares / amigos (30,6% desses inquiridos). No que respeita aos gastos médios com as suas estadias na Região Centro de Portugal, 44,4% dos inquiridos afirma gastar, em média, até 150 euros.

No que respeita à avaliação da Região Centro de Portugal pelos inquiridos que costumam fazer férias ou visitar esta região, a oferta gastronómica da Região Centro de Portugal obteve a maior classificação média (4,33 numa escala Likert de 1 a 5).

A simpatia e o acolhimento foram avaliados com Bom ou Excelente por 82,7% dos inquiridos que fizeram férias ou visitaram esta região, tendo obtido uma classificação média de 4,11.

A avaliação da qualidade global da experiência turística no Centro de Portugal é muito favorável (classificação média de 4,05), sendo que 98,1% desses inquiridos recomendariam a Região Centro de Portugal a terceiros.

A avaliação dos atributos turísticos desta região, permite destacar os vinhos e a gastronomia, mas todos os atributos turísticos obtiveram excelentes avaliações, superiores a 4,10 numa escala Likert de 1 a 5.

Nas principais atracões turísticas do Centro de Portugal, destacam-se a Universidade de Coimbra (44,7% dos inquiridos) e o Santuário de Fátima (44,4% dos inquiridos), seguidos pela gastronomia (36,7%), pelas praias (32,6%), pela cultura (26,5%), pela cidade de Aveiro (26,3%), pela ria (25,1%), pela serra (24,5%) e pela natureza (21,1%).

Na gastronomia, destacam-se o leitão (55,5% dos inquiridos), os ovos-moles (45,1%), a chanfana (38%), seguidos pelo cabrito (21,7%), pelo bacalhau (21,6%) e por fim pela lampreia (17,5%) e pelas enguias (17,2%).

Nas tradições, destaca-se a queima das fitas (53,2%), seguindo-se as tradições académicas (39,2%), o fado (34,4%), e por fim o carnaval (23,9%), o rancho (22,8%) e as festas populares (22,6%).

Os monumentos mais referidos foram a Universidade de Coimbra (60,9%), o Santuário de Fátima (41,1%), os mosteiros da Batalha (38,9%) e Alcobaça (31,7%) e a Sé Velha (29,7%).

Nas Praias, destaca-se Figueira da Foz (57,7%), Nazaré (42,2%), Peniche (29,2%), Mira (27,3%) e Barra (24,1%).

Nos Eventos anuais, destaca-se a queima das fitas (57,2%), 13 de Maio (41,4%), feira do chocolate de Óbidos (29,4%), o carnaval (22,1%) e Expofacic (21%).

A apresentação contou com a presença de Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal e de Irina Amaral, investigadora e coordenadora do IPAM Lab.