Coimbra Business School lança pós graduação para apoiar gestores de alojamento local na retoma pós-pandemia

As duras quebras no setor do turismo em Portugal causadas pela Covid-19 levaram a Coimbra Business School a preparar-se para apoiar gestores de alojamento local na criação de novos produtos e serviços, financiados por verbas europeias. O objetivo é aproveitar algumas vantagens competitivas deste segmento do setor turístico para acelerar a retoma de atividade na segunda metade de 2021 e em 2022. O projeto será apresentado no dia 22 de fevereiro.

A Coimbra Business School irá preparar quadros de empresas de alojamento local e animação turística para criarem novos produtos e serviços que permitam a este setor do turismo ultrapassar de forma mais rápida a crise provocada pela pandemia da Covid-19. O objetivo é aproximar os profissionais desta área dos instrumentos de financiamento europeu e dos softwares de gestão hoteleira, bem como ajudá-los a criar novas estratégias que alavanquem as vantagens competitivas deste setor da fileira turística no pós-pandemia.

“A capacidade de inovação é crucial para ajudar os negócios turísticos tradicionais a recriarem-se e a superarem os obstáculos que estão a ser levantados pelos sucessivos confinamentos e declarações de estados de emergência”, afirma Wander de Carvalho, coordenador da formação e professor da Coimbra Business School. “Vamos ajudar os quadros das empresas do setor do turismo a diversificarem os seus produtos e serviços, bem como a qualificarem as ofertas que irão apresentar ao mercado quando este recuperar da crise imposta pela pandemia”.

Em 2019, segundo o Instituto Nacional de Estatística – INE, a atividade turística representava 15.4% do PIB nacional. No ano seguinte, com o surgimento da pandemia da Covid-19, o setor turístico sofreu duras quebras: de acordo com os dados mais recentes divulgados pelo INE, o turismo português perdeu dois terços das receitas em 2020, uma diminuição de 66.1% em comparação com o ano transato.

“A requalificação deste setor é particularmente importante porque representa uma fatia considerável nas contas do país, motivo pelo qual deve ter um grande peso no Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030”, afirma Wander de Carvalho. “A aposta em atividades que promovam o setor e a criação de apoios aos profissionais desta área na construção de novos negócios ou na revitalização dos mesmos pode acelerar a recuperação económica do país”.

Esta capacitação irá ser feita através da pós-graduação em “Gestão de Alojamento Local e Animação Turística”, que arranca online a 6 de março, e irá focar-se no desenvolvimento de competências para criar, avaliar e gerir novas soluções para o negócio turístico.

Aproveitar as vantagens competitivas que a Covid-19 revelou
Durante seis meses, os gestores irão conhecer os apoios de financiamento direcionados a profissionais do setor, em especial as diversas linhas de financiamento europeu: verbas do Portugal 2020 ainda disponíveis, 30 mil milhões de euros do novo quadro europeu, que poderão ser aplicados até 2027 e os 15,3 mil milhões de euros do Fundo de Recuperação Europeu, a chamada “bazuca” europeia.

A formação incidirá ainda sobre o domínio de várias ferramentas de gestão, as quais irão permitir aos empresários e gestores formular e implementar estratégias que aproveitem as vantagens que o alojamento local revelou no verão de 2019 em diversas zonas do país, sobretudo no Interior, onde se registou uma procura histórica. A pós-graduação tem como destinatários não só recém-licenciados com interesse nas áreas de gestão do alojamento local e animação turística, como também profissionais que já atuem neste ramo ou futuros empreendedores que pretendam criar o seu próprio negócio.

O corpo docente é constituído por professores da Coimbra Business School e por profissionais de empresas parceiras desta formação: a Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos – APECATE; a empresa de formação e consultadoria TURISFORMA; a tecnológica XLR8; a RED-T (Rede Profissional da área do Turismo, Hotelaria e Restauração) e o Turismo do Centro de Portugal.

“A Coimbra Business School reforçou o seu corpo docente com recurso a formadores com ligação às organizações e a novas áreas de negócio”, afirma Pedro Costa, presidente da instituição. “Reforçámos ainda a formação num contexto de proximidade com o mercado de trabalho e de envolvimento com parceiros públicos e privados”.

Esta pós-graduação será apresentada na próxima segunda-feira, dia 22 de fevereiro, às 18:30 (ver cartaz em anexo), na conferência “O futuro do turismo: ameaças e oportunidades”. A iniciativa terá como orador o presidente do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, e será transmitida via zoom.

“A Coimbra Business School está a reagir aos desafios que a Covid-19 colocou às empresas e organizações de diferentes setores ao reforçar a sua formação executiva em áreas ‘core’ das Ciências Empresariais, das Ciências Jurídicas e da Informação Aplicada”, afirma Pedro Costa. “Estamos a transformar a nossa própria oferta formativa para preparar os executivos para as exigências que os próximos anos lhes irão colocar”.