Comissão Europeia confirma que retirada dos apoios públicos pode ter impactos negativos nas empresas do turismo em Portugal

Após um 1.º trimestre de 2021 muito fraco, a recuperação económica no 2.º trimestre do ano superou as expectativas. Esta é uma análise da Comissão Europeia no relatório “Post-Programme Surveillance Report” relativo ao nosso país.

No 3.º trimestre de 2021, a maior flexibilização das restrições impulsionou a recuperação do setor dos Serviços, com o turismo doméstico a atingir recordes históricos em julho e agosto.

O turismo internacional também iniciou a sua trajetória de recuperação, mas permaneceu muito abaixo dos níveis pré-pandemia. A lenta recuperação do turismo continuou a impactar negativamente a balança de pagamentos, sendo esperado que o turismo internacional não atinja os valores pré-pandemia antes de 2023.

Com a eliminação da maioria dos programas de apoio do Governo a partir de outubro, alguns setores da economia, principalmente os serviços relacionados com o turismo internacional, continuarão a enfrentar riscos de sofrer prejuízos duradouros.