Comissão Europeia quer fortalecer a posição de liderança da Europa no setor da aviação

A Comissão Europeia adotou hoje uma nova estratégia para o setor da aviação na Europa que tem como objetivo impulsionar a economia europeia e fortalecer a sua base industrial e reforçar a posição de liderança da UE à escala mundial.

De acordo com o Presidente Jean-Claude Juncker, esta nova estratégia deverá assegurar que o setor europeu da aviação permanece competitivo e recolhe os benefícios de uma economia global em rápida mutação e desenvolvimento. “Um setor aeronáutico forte e virado para o futuro beneficiará as empresas, mas também os cidadãos europeus, oferecendo-lhes mais ligações com o resto do mundo a preços mais baixos”, acrescenta o comunicado.
Como principais prioridades no setor da aviação estão: colocar a UE num lugar de topo na aviação internacional, assegurando simultaneamente condições equitativas de concorrência; atacar os limites ao crescimento no ar e em terra; conservar a exigência das normas da UE; e promover a inovação, as tecnologias digitais e os investimentos. A União Europeia conta investir no projeto SESAR (projeto de investigação sobre a gestão do tráfego aéreo no Céu Único Europeu) 430 milhões de euros por ano até 2020.
” A nova estratégia cria um quadro que ajudará a aviação europeia a conservar a sua liderança mundial. Confirma também o compromisso pioneiro da Europa de promover uma aviação sustentável, tema de grande atualidade numa altura em que o mundo tem os olhos postos na COP21 a decorrer em Paris”, afirma Maroš Šefčovič, vice-presidente da Comissão e responsável pela União da Energia.
Para Violeta Bulc, comissária europeia para os transportes, “o plano contribuirá para que as companhias europeias preservem a sua competitividade, graças a novos investimentos e oportunidades de negócio, e possam crescer de modo sustentável. Os cidadãos europeus também ficarão a ganhar, com maiores possibilidades de escolha, preços mais baratos e níveis de segurança dos mais elevados”.