Comissão Vitivinícola do Algarve: Aposta na certificação e controlo de qualidade

A Região Vitivinícola do Algarve é uma região emergente de vinhos em Portugal. Como explica Sara Silva, presidente da Direção da Comissão Vitivinícola do Algarve, que conta com 41 agentes económicos associados, a Região tem registado uma evolução bastante positiva ao nível do aumento do número de produtores, área de vinha e produção de vinhos.

A missão principal da CVA consiste na certificação e controlo dos Vinhos Regionais e os Vinhos DOP. Para este efeito, de forma a assegurar a genuinidade e qualidade dos Vinhos certificados, a CVA intensificou o controlo do cadastro vitícola e de vindima.

Assiste-se hoje na Região do Algarve a um regresso às origens, buscando o lado mais tradicional do Algarve, com a aposta nas castas Negra-Mole e Crato-Branco.

A focalização na qualidade é o caminho a seguir pela região uma vez que, de acordo com Sara Silva, “dada a dimensão geográfica do Algarve, não nos será possível competir em escala, sendo, por isso, a aposta no mercado nacional, e mais especificamente, regional deveras importante”.

Neste sentido, de forma a potenciar a venda dos Vinhos do Algarve na região, a CVA tem planeada a realização de formação dirigida à restauração e hotelaria do Algarve da região.

Ao nível da divulgação dos Vinhos do Algarve, a CVA está a desenvolver um plano de comunicação da marca “Vinhos do Algarve”. Ainda no que se refere à promoção, na última edição da Fatacil, a CVA foi convidada pelo Município de Lagoa para dinamizar o Dia dos Vinhos do Algarve, na Fatacil, durante o qual teve lugar uma masterclass de castas Negra Mole e o Crato Branco e apresentação do livro “Vinhos do Algarve – O Renascer de uma Região”. No mês de setembro, os Vinhos do Algarve estiveram presentes na Feira da Dieta Mediterrânica, que decorreu em Tavira, de 5 a 8 de setembro, e em novembro, no evento “O Algarve num Copo”, na área de Portimão.

A App dos Vinhos do Algarve está a ser melhorada em termos de conteúdo e acessibilidade, para que cada vez mais seja uma ferramenta útil na promoção dos Vinhos, nomeadamente ao nível da informação sobre os produtores da região e locais de venda dos vinhos. A app dos Vinhos do Algarve permite ainda ter acesso a informações sobre enoturismo, nomeadamente provas de vinhos, alojamento e experiências de vindima.

O enoturismo no Algarve está igualmente em crescente, com adegas e quintas cada vez mais melhor preparadas para bem receber quem nos visita.

Em mês de vindima, perspetiva-se uma campanha de boa qualidade para a Região Vitivinícola do Algarve.