Como utilizar a IA para automatizar nove em cada 10 questões dos hóspedes?

A automatização com recurso a Inteligência Artificial (IA) é um “hot topic” na indústria. Mas como aproveitá-la ao máximo?

Descubra como libertar o seu staff (ainda a tempo da época alta) de tarefas repetitivas e de baixo valor acrescentado com a ajuda do hub de comunicação para hotéis da HiJiffy.

O que significa, ao certo, automatização?

Vamos definir, neste contexto, automatização como a utilização de IA para realizar tarefas de forma independente, sem necessidade de atuação da equipa. Trata-se de reduzir a carga de trabalho do staff e, ao mesmo tempo, oferecer comodidade aos hóspedes.

E os hóspedes ficam satisfeitos com processos automatizados?

As tendências do setor mostram uma preferência crescente por hotéis que utilizam soluções tecnológicas para reduzir a dependência da equipa do hotel – até 65% dos viajantes preferem ficar nesses hotéis e 36% adotam um serviço totalmente digital com equipa disponível apenas sob pedido (Oracle, 2022).

O hub de comunicação para hotéis da HiJiffy fornece métricas de satisfação do cliente (CSAT); em média, mais de 80% dos hóspedes referem estar satisfeitos com o facto de terem os seus pedidos e questões resolvidas pela IA.

Tendências vêm e vão. Porquê investir em automatização?

A automatização é mais do que uma tendência; é uma solução sustentável para a escassez de pessoal na hotelaria, estimada em 1,2 milhões de profissionais só na UE.

Não é por acaso que o próprio World Travel & Tourism Council (WTTC) e a European Travel Commission (ETC) fizeram recentemente uma recomendação para que a indústria “adote soluções tecnológicas e digitais inovadoras para melhorar as operações diárias (…)”.

Muitos hotéis terão dificuldades com os níveis de pessoal na época alta e é essencial apoiar as suas equipas reduzindo a carga de trabalho sempre que possível para garantir que a satisfação do hóspede não é afetada.

Posso ter um exemplo de como a automatização pode apoiar a equipa do meu hotel?

Quanto tempo as suas equipas das reservas e do front-office gastam a responder – uma e outra vez – às mesmas perguntas? Automatizar a resposta a perguntas frequentes é um excelente exemplo de apoio à sua equipa.

Em média, os hotéis que utilizam a solução da HiJiffy atingem mais de 85% de automatização, isto é, a percentagem de pedidos e questões dos hóspedes resolvidas pela IA sem o envolvimento de agentes humanos.

Um dos clientes da HiJiffy partilhou uma fantástica história de sucesso: conseguiu reduzir em 70% as chamadas recebidas, isto ao mesmo tempo que as suas reservas diretas e reservas de mesa no restaurante do hotel aumentavam.

Que tipo de tecnologia utiliza? A sua solução é fácil de utilizar?

A HiJiffy combina os mais recentes desenvolvimentos na área com a sua própria IA especializada em hotelaria – o sistema operativo Aplysia OS. Isto permite trazer as soluções tecnológicas mais avançadas para os hoteleiros portugueses.

Recentemente, a HiJiffy lançou um chatbot “alimentado” por GPT-4 , um assistente de voz e priorização de pedidos com base em análise de sentimentos.

Tudo isto – e muito mais – está disponível para através da interface intuitiva do seu hub de comunicação para hotéis.

E o hub de comunicação integra-se com os nossos sistemas atuais?

Sim, a solução da HiJiffy integra-se com os sistemas de gestão para hotéis mais populares, como motores de reservas, PMS ou CRM.

Os casos de uso incluem automatização do processo de reserva direta, check-in e check-out online, chaves digitais, campanhas de upselling ou campanhas de reviews.

Parece interessante.
Dá para ver como funcionaria no meu hotel?

Claro. Para tal basta visitar hijiffy.com e agendar uma demo personalizada.

Ainda está a tempo de aproveitar ao máximo a automatização para libertar a sua equipa de tarefas repetitivas e de baixo valor acrescentado a tempo da época alta deste verão.

*Este conteúdo é da responsabilidade da HiJiffy.