Compras dos turistas chineses crescem 37%

Compras dos turistas chineses crescem 37%

Categoria Business, Empresas

De acordo com dados da Global Blue, as vendas Tax Free a turistas chineses cresceram 37% durante 2019, face ao período homólogo acompanhadas de um aumento de 12% no valor médio, que ascendeu a 750€ nas compras que fizeram em Portugal.

Assim, no arranque de mais um novo ano chinês, altura privilegiada por muitos chineses viajarem e fazerem compras, a Global Blue volta a lançar uma campanha internacional, da qual Lisboa faz parte, para dinamizar as compras e oferecer um conjunto de vantagens exclusivas aos turistas chineses.

A campanha da Global Blue decorre entre 20 de janeiro e 29 de fevereiro e desenvolve-se em múltiplos canais, para impactar o turista chinês desde que inicia a sua viagem, quando chega ao aeroporto e durante toda a estadia em Lisboa. A campanha foi preparada para promover a interação com os turistas chineses, desenrola-se na plataforma WeChat, permitindo aos turistas acederem via QR Code a uma Roda da Sorte, com o símbolo do Rato – animal da astrologia chinesa que marca o novo ano e que significa abundância, energia e otimismo. Permite, ainda, aceder a oferta de cupões de desconto e experiências em lojas de marcas aderentes, situadas na Avenida da Liberdade, Rossio, Chiado e Praça do Comércio e, também, no Freeport.

Nas principais artérias de shopping, tais como Avenida da Liberdade, Rossio e Chiado haverá, durante este período, ações de divulgação e de informação para apoio aos turistas com recurso a promotoras chinesas. Entre as marcas aderentes estão insígnias como a André Óticas, El Corte Inglés, Fashion Clinic, Freeport, Gucci, JNCQUOI Avenida, Ladurée, Loja das Meias, Zilian entre muitas outras.

A Global Blue já tinha dinamizado uma campanha Drive-to-Store junto dos turistas chineses durante a última Golden Week, em outubro do ano passado, com o objetivo, precisamente, de promover Lisboa como destino de compras e dinamizar as vendas nas lojas. Na altura, de acordo com dados da Global Blue, registou-se um crescimento de 48% nas vendas em loja durante esse período.

Renato Leite, managing diretor da Global Blue, explica, a propósito desta campanha internacional, que “estes momentos do calendário chinês são um momento alto para o Turismo de Compras, porque é aproveitado por muitos chineses para viajarem e fazerem compras em várias capitais europeias, incluindo Lisboa. É, portanto, uma oportunidade muito significativa para apoiarmos os nossos parceiros com acções drive-to-store para dinamizarem as sua vendas junto de um segmento de turistas muito importante, que lidera o ranking do valor médio de compras em Portugal e está em 3.º lugar do ranking de nacionalidades em vendas tax-free”.