Confederação do Turismo de Portugal e Millenium bcp debatem soluções de financiamento para o Turismo

Confederação do Turismo de Portugal e Millenium bcp debatem soluções de financiamento para o Turismo

Categoria Agenda, Inside

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e o Millennium bcp vão apresentar e debater os recursos disponíveis para os empresários que pretendem investir em projetos na área do Turismo. No workshop “Financiamento para o Turismo: as melhores soluções”, que se realiza na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro, no dia 5 de julho, às 15h00, será ainda apresentado um breve enquadramento sobre a evolução da atividade turística na região algarvia.

O Algarve manteve-se, em 2017, como uma das principais regiões turísticas portuguesas, com uma quota em hóspedes de 20%, só superada pela Área Metropolitana de Lisboa (29,9%), e uma quota em dormidas de 33,1%, a maior do país. Os dados são do INE e registam também um crescimento a dois dígitos desde 2014, superior ao aumento dos hóspedes e das dormidas – foram alcançados 1.028 milhões de euros de proveitos globais e 762 milhões de euros de proveitos de aposento.

“Este foi mais um grande ano para o Turismo do Algarve, a principal região turística do país em dormidas”, afirma Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal. “Contudo, e tal como acontece nas restantes regiões, as empresas de Turismo do Algarve ainda enfrentam dificuldades no acesso ao financiamento em condições competitivas, o que compromete a sua rentabilidade e sustentabilidade.”

Para Rui Manuel Teixeira, administrador executivo do Millennium bcp, “esta sessão vai dar a conhecer aos empresários os instrumentos de financiamento disponíveis para que possam realizar os seus investimentos de forma ajustada às suas estruturas de capitais e especificidades da atividade”.

Além de Francisco Calheiros e Rui Manuel Teixeira, vão marcar presença nesta sessão Abel Mascarenhas, presidente da Comissão Diretiva do IFRRU 2020; Paulo Águas, reitor da Universidade do Algarve; Alberto Mota Borges, diretor do Aeroporto Internacional de Faro; Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), e João Fernandes, presidente eleito da Região de Turismo do Algarve.

A evolução e as potencialidades do Turismo na região algarvia, as novas Soluções Financeiras como o IFRRU 2020 – Reabilitação e Revitalização Urbanas, Compete 2020 – Turismo, Linhas de Apoio à Requalificação da Oferta e os Programas Europeus de Apoio ao Turismo são alguns dos temas que serão apresentados neste workshop, que inclui ainda uma apresentação da PwC sobre a evolução e tendências da atividade turística na região.