Conferência Marcas Globais, Turismo e Imobiliário: “Portugal está a viver um momento extraordinário”

Numa iniciativa inovadora e de grande criatividade, a consultora ESSENTIA, mostrou na sua primeira conferência internacional com o tema “Marcas Globais, Destinos de Turismo e Mercado Imobiliário… como fazer o melhor com este trio?”,que Portugal está no bom caminho como um destino turístico de excelência.

De facto, o esforço por melhorar as nossas cidades é visível. José Gil Duarte, founder & CEO da ESSENTIA, revelou que se vive um momento extraordinário e que apesar de toda a pressão que isso possa causar, gera também inúmeras oportunidades. Referiu que o contributo do turismo para o PIB representava 7,8% em 2017 e que este sector apresentou uma evolução muito grande nos últimos anos. A exposição do nosso país a nível internacional tem sido crescente, basta ver que em 2011 realizarem-se 19 grandes eventos internacionais e em 2015 passaram para 145. Só em chegadas ao aeroporto de Lisboa o aumento foi de 91,2%. Para o responsável “é um desafio de geração!”.

Um crescimento na chegada de turistas a Portugal confirmado por Miguel Frasquilho, presidente do Conselho de Administração da TAP. Na sua apresentação revelou que o aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, deve fechar o ano com 30 milhões de passageiros e um novo “recorde”. Para o próximo ano adiantou que vão surgir novas rotas e que a TAP “está a tornar-se cada vez mais numa marca global”.

Não há razão nenhuma para não ter ambição

De facto, Portugal como destino turístico está em crescendo e apesar do boom e da entrada de investimento ainda há um longo caminho a percorrer. Quem o afirmou foi José Roquette, chief development officer do Pestana Hotel Group. Para o responsável, tanto a capital portuguesa como o Porto encontram-se hoje num grande dinamismo e passaram para a segunda divisão do turismo. “Estamos num momento muito forte mas ainda há muito a fazer. Lisboa está mais exposta à procura a nível internacional e daí não há razão nenhuma para não ter ambição”, adiantou.

Begoña Íñiguez, jornalista espanhola e ex-presidente da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal, também concorda que Portugal está na segunda divisão no turismo mas acredita que isso pode servir para aprender com os erros dos outros países. A jornalista a viver e trabalhar há 15 anos no nosso país, salientou a evolução favorável da cidade de Lisboa nestes últimos anos. Mas aconselha que não se deve perder a autenticidade. Na sua opinião, Portugal tem um potencial incrível.

Marcas internacionais vão investir em Portugal

Gerard Greene, founder & CEO da Society, que foi um dos criadores do Yotel, considerado o “Ipod” da indústria hoteleira, anunciou também na conferência, que com a sua nova empresa vem para a capital e apostar no co-living. Afirmou ainda que Lisboa é uma cidade fantástica para investir.

Também Kike Sarasola, presidente do grupo Room Mate e um dos presentes neste encontro fez questão de anunciar o lançamento de um empreendimento em Lisboa, contudo não revelou mais pormenores.

O mesmo aconteceu com Nuno Galvão Pinto, vice-presidente de Desenvolvimento e Aquisições do grupo Hyatt para as regiões da Europa e Norte de África, que admitiu o interesse em investir no nosso país, nomeadamente em Lisboa, talvez já no próximo ano.

Ajudar a elevar a fasquia da excelência de Lisboa

A ESSENTIA, que é uma empresa de consultoria nas áreas, da Reabilitação Urbana, do Imobiliário de nicho, da Hotelaria e Turismo Sustentável, bem como no Território de Redes de Cultura e de Lazer, tem nas suas mãos a coordenação alguns dos projectos mais emblemáticos para a cidade de Lisboa e está seguramente empenhada em contribuir para elevar a fasquia da qualidade.

Neste momento, encontra-se a trabalhar em projectos que abrangem cerca de 76.500 metros quadrados para reabilitar na capital portuguesa, distribuídos por 11 grandes empreendimentos nos locais mais desejados da capital portuguesa, que vão nascer a partir de imóveis históricos, palácios e palacetes, que esperam por reabilitação e novos destinos, desde habitação ao turismo, entre eles o conhecido Quarteirão da Portugália, com assinatura do atelier ARX.

Além da preocupação com o património histórico, assume a responsabilidade em contribuir para identificar os factores impulsionadores de crescimento nos sectores em que actua em ajudar a juntar as peças avulsas e criar um modelo de crescimento sustentável e diferenciador que possibilite a Portugal colocar-se num patamar de qualidade e de alternativa diferenciadora, seja no turismo, hotelaria, na construção ou no imobiliário.

Inovação e criatividade unem turismo, imobiliário e gastronomia

Na convicção de que o seu objectivo é criar, desenvolver e concretizar projectos assentes em conceitos únicos e inovadores cada vez mais reconhecidos pelo mercado como uma marca distintiva da ESSENTIA, a sua primeira conferência internacional “Marcas Globais, Destinos de Turismo e Mercado Imobiliário…como fazer o melhor com este trio?”, foi também um exemplo desse ADN. Numa iniciativa pioneira e inovadora, o Coffee Break foi confeccionado pela Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, depois de ter sido seleccionada a partir de um concurso inter-escolas promovido especificamente para este evento, pelo turismo de Portugal com base em critérios de inovação, criatividade e sustentabilidade, centrados no conceito “zero desperdício”, com a ementa “Portugal Mediterrânico”.

Também o almoço mereceu a degustação de deliciosos pratos de arroz confeccionados pelo Chef catalão Evaristo Triano da: En Compañía de Lobos. Antes das experiências sensoriais do paladar, houve tempo ainda para uma aula de pilates para todos os presentes, com a orientação da professora Helena Armani, do Mygym Fitness. A conferência decorreu na Estufa Real, na Ajuda, em Lisboa.