Congresso ADHP: Fiabilidade, relevância e sedução foram receita para o sucesso da “marca Centro de Portugal”

Pedro Machado, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, foi um dos oradores do painel “Impacto do Evento-Marca para o destino”, que se realizou no dia 21 de março, em Aveiro, durante o XX Congresso da ADHP (Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal).

Na sua intervenção, e tomando exatamente por exemplo a promoção da marca Centro de Portugal, explicou que existem três premissas para tornar um destino numa marca de sucesso. A primeira é a fiabilidade, pois “se não houver confiança nas marcas, dificilmente elas serão mobilizadoras”. De seguida, é relevante a diferenciação, aquilo que faz as pessoas distinguirem as marcas umas das outras. Por fim, a sedução, um elemento essencial “que nos mobiliza para irmos e para consumirmos”.

“Os eventos acrescentam permanência e valor”

Mas para este plano ser bem sucedido, é fundamental entender que os eventos-marca “diferenciam-se de território para território e de objetivo para objetivo”. Como exemplo, Pedro Machado deu o Boom Festival, que é capaz de mobilizar cerca de 40 mil pessoas, durante oito dias, para um “território praticamente despedido”, e que “transformou toda a economia do território”.

Assim, defendeu que a captação de eventos para otimização dos destinos deve ser um “trabalho de cooperação” entre as várias entidades e regiões.

Por fim, como criação de valor, Pedro Machado ainda destacou a sustentabilidade como “oportunidade de territórios que não estavam na primeira linha se reinventarem e darem uma resposta muito melhor a este fenómeno”.

”Se Portugal quer ser um destino sustentável e sustentavelmente competitivo tem de apostar em formas alternativas de poder ser mais atrativo”, concluiu o responsável da ARPT Centro de Portugal.

O XX Congresso da ADHP decorreu no Centro de Congressos de Aveiro, durante os dias 21 e 22 de março.


Por Diana Fonseca, no XX Congresso da ADHP, em Aveiro