Congresso AHP: “É tempo de agir, de enfrentar os desafios que se colocam à nossa atividade”

Congresso AHP: “É tempo de agir, de enfrentar os desafios que se colocam à nossa atividade”

Categoria Advisor, Associativismo

Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), durante a sua intervenção no 31º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, que decorre em Viana do Castelo, referiu-se aos quatro desafios que considera que têm de ser encarados pelo país nos próximos tempos.

De acordo com o responsável, “é tempo de agir, de enfrentar os desafios que se colocam à nossa atividade; não havendo tempo para enumerar todos eles, destacaria quatro que considero prioritários”. O primeiro diz respeito ao Aeroporto de Lisboa que, considera o responsável, tem agora condições para avançar. “O parecer favorável da Agência Portuguesa do Ambiente ao Montijo retira qualquer fundamentação aos seus opositores, sendo que as medidas de mitigação e compensação ambiental têm de ser ativadas. Não podemos esperar por mais estudos e pareceres”.

O segundo desafio coloca-se relativamente à falta de recursos humanos, essencial em todas as atividades económicas, mas vital para o turismo, indica. De acordo com Francisco Calheiros, “devemos contornar esta ameaça com mais e melhor formação profissional, especialização, com programas de reconversão para novas competências, com recursos a canais de circulação de trabalhadores de outros Estados da União Europeia, e não só, e com a melhoria qualidade de vida dos trabalhadores na atribuição de benefícios sociais e motivação”.

O terceiro desafio considerado pela CTP diz respeito à reforma do Estado, que conduzirá à melhoria e sustentabilidade do sistema da Segurança Social, Saúde, Justiça e Ensino. O último desafio, referenciado nesta ocasião por Francisco Calheiros, é relativamente à crise demográfica que Portugal atravessa: “em 2050 seremos o país mais envelhecido da Europa, estamos perante uma urgência nacional”, concluiu.

Pedro Chenrim, no 31º Congresso AHP, em Viana do Castelo