Congresso AHP: Governo reforça Linha de Apoio à Qualificação em 250 milhões de euros

Congresso AHP: Governo reforça Linha de Apoio à Qualificação em 250 milhões de euros

Categoria Advisor, Política

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, anunciou hoje, no âmbito do 31º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, que se realiza em Viana do Castelo, que “vamos também apoiar o investimento das empresas do setor no desafio da transição digital, eficiência energética e economia circular, que vão exigir reposicionamento e novos investimentos. Vamos assim dar azo à prorrogação e reforço da Linha de Apoio à Qualificação da Oferta, com um orçamento adicional de 250 milhões de euros para apoio às empresas do turismo nesta legislatura”.

De acordo com informação do Ministério da Economia, a Linha de Apoio à Qualificação da Oferta (LAQO) é uma linha de crédito sindicada entre o Turismo de Portugal e 12 instituições de crédito, que termina a sua vigência no final do ano. Desde 2016 até hoje, a LAQO apoiou 270 projetos de investimento, com 375 milhões de euros de investimento associado. Com esta prorrogação, as empresas do turismo terão à sua disposição esta linha de crédito, com uma disponibilidade orçamental reforçada com mais 250 milhões de euros.

Esta linha tem como foto as e estratégias de investimento que privilegiem o trabalho em rede por parte das empresas e a coesão do território e que aportem:

– Requalificação e reposicionamento competitivo das empresas;

– Desenvolvimento de projetos de investimento inovadores;

– e Desenvolvimento de estratégias que incorporem a dimensão do digital e o valor da sustentabilidade (que promovam a transição energética, a descarbonização da economia e a economia circular).

 

Pedro Chenrim, no 31º Congresso AHP, em Viana do Castelo