Congresso APAVT: Qual a dimensão do setor da distribuição das viagens na economia?

O setor da distribuição das agências de viagens em Portugal, em 2019, numa atualização do valor económico da distribuição turística, representava 2,5% do PIB, com um valor acrescentado bruto, considerando efeitos diretos, indiretos e induzidos, de 4,5 mil milhões de euros, de acordo com Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, na abertura do 46º Congresso APAVT, em Aveiro. Ao receber no Congresso o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da APAVT salientou que “visita hoje a casa de um setor que se tem transformado de forma contínua, adaptando-se de forma notável às alterações macroeconómicas e dos modelos de negócio, e colaborando assim de forma relevante para o desenvolvimento económico do país”.

Se em 2015 o setor contribuía, considerando os efeitos diretos, indiretos e induzidos, com 3,2 mil milhões de euros de valor acrescentado bruto, números que representam 2,1% do PIB, significa isso que entre 2015 e 2019, cresceu mais que a economia portuguesa, acentuando a sua influência no crescimento económico do país, na geração de emprego e, através das exportações, no equilíbrio das contas externas.

Pedro Costa Ferreira indica ainda que o setor da distribuição das viagens em Portugal revela que 41% dos colaboradores possui habilitações ao nível do ensino superior, correspondendo este número ao dobro da média nacional.