Entre os dias 21 e 23 de fevereiro de 2024, a AHP – Associação da Hotelaria de Portugal vai levar o seu Congresso ao arquipélago da Madeira. O anúncio foi oficializado esta quarta-feira, 1 de março, no primeiro dia da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), através da assinatura de um protocolo entre Eduardo Jesus, secretário Regional de Turismo e Cultura da Agência de Promoção da Madeira, Bernardo Trindade, presidente da AHP, Cristina Siza Vieira, vice presidente executiva da AHP, e António Jardim Fernandes, vice-presidente da Direção da Agência de Promoção da Madeira.
“Um tributo que os hoteleiros portugueses do Continente e das regiões autónomas fazem à Madeira, uma região que recuperou excecionalmente bem no pós-pandemia”, começou por dizer Bernardo Trindade. Serão, assim, dois dias de muita discussão e debate que culminará com um terceiro dia dedicado à região: “Queremos mostrar às pessoas que ainda não foram à Madeira aquilo que a região tem para acrescentar em termos de oferta nacional”, acrescenta. Ao realizar o Congresso AHP na Madeira, uma das grandes expectativas prende-se com o grande desenvolvimento da Região no segmento de congressos e incentivos: “Entendemos que, à nossa dimensão, estando presentes na Madeira com os nossos associados num processo de reflexão que procura, de facto, acrescentar conhecimento, pode ser uma forma interessante de darmos esse contributo”. Estar na BTL e, precisamente, no stand da Madeira a anunciar o Congresso também é a “prova evidente de que, passados estes anos, o regresso da AHP à Madeira e terá um “resultado muito satisfatório”, até porque a Região se desenvolveu e com o nível de saber que a AHP traz a este setor, que o presidente da associação considera ser a “âncora do nosso processo desenvolvimento, é evidente que este casamento pode ser um bom casamento”, afiança.
Por seu turno, Eduardo Jesus acredita que o protocolo assinado manifesta a vontade da região em receber um “Congresso de enorme importância” para o setor e, por isso, “é importante que aconteça”, pois é uma “manifestação de interesse da própria Associação”, mas, ao mesmo tempo, do “interesse que é comum da história da Madeira”. Neste âmbito, “são muitos os bons e importantes encontros que o setor promove neste que é um destino com mais de 200 anos de história para o turismo”, acrescenta o dirigente, partilhando um “enorme gosto” em acolher o Congresso na Madeira: “É o palco certo”.
A Feira Internacional de Lisboa (FIL) volta a acolher mais uma edição da BTL. Entre os dias 1 e 5 de março, o setor do turismo concentra-se na capital de Portugal para debater e partilhar experiências e conhecimentos sobre um setor que tem dado provas da sua importância para o país.
Por: Cristiana Macedo, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa