Congresso Internacional de Turismo Religioso arranca amanhã com presença de Taleb Rifai

O Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinação, organizado pelo município de Ourém em parceria com a Organização Mundial de Turismo (OMT) e com o apoio do Ministério da Economia de Portugal, realiza-se entre amanhã, dia 22, e quinta-feira, 23 de novembro, em Fátima. Segundo a organização, esperam-se cerca de 1150 participantes de todo o mundo, entre os quais os mais altos representantes dos países membros da OMT, bem como reconhecidos oradores e ilustres participantes vindos dos quatro quadrantes do mundo, além do secretário-geral da Organização Mundial de Turismo, Taleb Rifai, e do Ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral.

Segundo Taleb Rifai, “o turismo religioso é uma forma exemplar de conhecer e respeitar o mundo e a sua diversidade” e é também “um componente essencial do desenvolvimento turístico para muitos países”. E, para o sceretário-geral da OMT, Fátima é um exemplo mundial de turismo religioso, sendo um destino turístico gerador de emprego e oportunidades de desenvolvimento para Ourém e outros municípios. O responsável acredita que “o trabalho efetuado até ao momento tem sido muito positivo como mostram os resultados alcançados e que há que dar continuidade a esse trabalho sempre acentuando a necessidade que o mesmo esteja integrado com a estratégia nacional de turismo e que a sustentabilidade seja um pilar do mesmo”.

Taleb Rifai sublinha ainda que este evento de Fátima “será certamente mais um passo na afirmação internacional do turismo religioso como um pilar essencial do setor turístico e de uma maior cooperação entre todas as entidades e atores responsáveis pelo turismo religioso, um fator essencial para o correto desenvolvimento do mesmo”.