Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo celebra 30 anos com edição de luxo

Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo celebra 30 anos com edição de luxo

O Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo há 30 anos que debate “os temas mais prementes da Hotelaria e Turismo”, afirma Raul Martins, presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP). Para assinalar este marco, o Congresso está de volta nos dias 15 e 16 de novembro, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.

30 anos de História celebram-se em grande, com o Congresso da AHP a regressar a regressar à capital portuguesa, passados oito anos, e a estender-se por dois dias completos de debate. A sessão de abertura contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa.

“Este Congresso consideramos mesmo que é uma edição de luxo”, garante Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP. Sob o mote “Turismo: Que Futuro Queremos?”, a associação pretende refletir o futuro do turismo nacional, o seu crescimento, sustentabilidade e desafios.

Rodrigo Machaz, diretor geral dos Memmo Hotels e membro da comissão organizadora do Congresso, frisa que “o primeiro objetivo do nosso Congresso deve ser, de uma vez por todas, que Portugal assuma a sua vocação turística.”

Temas em destaque no Congresso

A 30.ª edição do Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo começará, no dia 15 de novembro, por analisar os 10 anos de História do Turismo de Portugal, com os anteriores e o atual presidente da instituição. Em seguida, no segundo painel, o interior do país será alvo de debate com empresários tais como Alfredo Vasconcelos, organizador do Boom Festival, e com Ricardo Araújo, diretor da OutSystems.

No 3.º painel comentam-se as “Tensões, Conflitos e Oportunidades” de Lisboa e Porto e, depois, passa-se para a “Hospitality with a Twist!” com os Hostels e os conceitos de Co-Living e Co-Working.

O Algarve é visto, pela AHP, como um desafio em termos de como olhar o território e lidar com os seus pontos de stress. Também as questões da Tour Operação e do Brexit serão debatidas, no segundo e último dia, com  João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, e Chitra Stern, proprietária do Martinhal Family Hotels & Resorts.

“Negócios à Mesa”, isto é, os restaurantes nos hotéis com todos os seus prós e contras e as tendências internacionais do Turismo, encerram o evento. Haverá também um jantar de celebração dos 30 anos, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e concerto de Miguel Araújo.

As inscrições para o Congresso encontram-se abertas. Os interessados poderão inscrever-se com condições especiais até 9 de outubro. As segundas inscrições e restantes da mesma entidade têm 25% de desconto até ao final do período de inscrições (9 de novembro). Para saber mais, visite o site do congresso: http://www.congressoahp.pt.

Rita Inácio