#CongressoAPAVT: “O preço alto é o caminho”

Margarida Almeida, fundadora e CEO da Amazing Evolution, foi oradora na primeira sessão (“Grandes desafios do turismo português”) do dia 9 de dezembro do 47º Congresso da APAVT, que decorre até dia 11 em Ponta Delgada (Açores). A responsável não tem dúvidas: “o preço alto é o caminho” para o turismo em Portugal. E este caminho do crescimento do preço tem que ser necessariamente acompanhado da qualidade do produto e do serviço.

A gestora reconhece que, este ano, ter-se-á sentido possivelmente alguma quebra no serviço face a anos anteriores, até porque “não estávamos à espera de um volume tão grande” de hóspedes. “Mas temos que criar uma cultura de serviço”, defende. A Amazing Evolution, que conta atualmente com 20 unidades hoteleiras sob exploração, procura ter “um cuidado imenso com o serviço” e “todos os dias estamos a trabalhar para isso”.

E porque é que, para Margarida Almeida o aumento do preço deverá ser inevitável? “Para podermos pagar melhor às pessoas e para podermos rentabilizar os investimentos feitos”

E porque é que, para Margarida Almeida o aumento do preço deverá ser inevitável? “Para podermos pagar melhor às pessoas e para podermos rentabilizar os investimentos feitos”, explica. Mas tal apenas é possível com pessoas e infraestruturas boas.

É um investimento que o país faz na sua formação mas “é um desperdício enquanto país não sermos capazes de reter essas pessoas”

Ora o setor depara-se hoje com uma incapacidade de reter pessoas de qualidade. “Esta geração que está a entrar no mercado de trabalho, e aquela que já está no ativo, é muito boa”, aponta a oradora. É um investimento que o país faz na sua formação mas “é um desperdício enquanto país não sermos capazes de reter essas pessoas”. Por isso mesmo, a CEO da Amazing Evolution não duvida que “o tema fiscal tem que ser levado muito a sério” para evitar que deixemos os profissionais do setor partir do país “por uma razão fiscal”.

“estamos empenhados em muscular a nossa organização, tratando das nossas pessoas, não só no central office como nas operações

Margarida Almeida reforça que “estamos empenhados em muscular a nossa organização, tratando das nossas pessoas, não só no central office como nas operações, percebendo o que mais gostam de fazer, ajustando o seu crescimento nesse sentido, preocupando-nos com elas enquanto pessoas e continuando a dar-lhes formação permanente”. Isto porque “as pessoas são o fator de maior sucesso das nossas operações do ponto de vista a rentabilidade”.

A empresária considera também fundamental muscular o produto “para podermos vender a valor mais elevado”, isto claro “não descurando nunca as pessoas que prestam o serviço”.

Por Inês Gromicho, no 47º Congresso da APAVT, em Ponta Delgada.

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