Conheça os desafios do setor turismo nos próximos 10 anos

O governo abriu, ontem, em Tomar, a discussão pública para a construção da Estratégia Turismo 2027 (ET 27), que pretende nortear o setor do turismo nos próximos dez anos. Aos presentes, Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal enumerou os dez desafios traçados para os próximos dez anos neste setor. São eles:

1. Pessoas

Promover o emprego, a qualificação e valorização das pessoas e o aumento dos rendimentos dos profissionais do turismo.

2. Coesão
Mitigar as assimetrias regionais

3. Crescimento em valor
Crescer mais do que a concorrência em receitas turísticas

4. Sazonalidade
Reduzir a sazonalidade

5. Acessibilidades
Reforçar a acessibilidade ao destino Portugal e promover a mobilidade dentro do território

6. Procura
Conhecer os mercados e adaptar as estratégias públicas e empresariais às tendências e alterações da procura

7. Inovação
Estimular a inovação e empreendedorismo

8. Sustentabilidade
Assegurar a preservação e a valorização económica sustentável do património cultural e natural

9. Simplificação
Simplificar a legislação e tornar mais ágil a administração

10. Investimento
Garantir recursos financeiros e assegurar a sua adequada aplicação – fundos comunitários e outros financiamentos.

Na mesma ocasião, Nuno Fazenda, do Turismo de Portugal, explicou que a estratégia agora aberta a consulta pública tem como base dez ativos estratégicos. “Pretendeu-se o foco em ativos diferenciadores, intrínsecos ao território e específicos de Portugal”, afirmou. O clima e luz, a história e cultura, o mar, a natureza e a biodiversidade e o mar foram identificados como ativos diferenciadores; a gastronomia e vinhos e os eventos artísticos, culturais, desportivos e de negócio são os ativos qualificadores, ou seja, “que enriquecem a experiências turística”; como ativos emergentes estão o bem-estar e o living – viver em Portugal; e no ativo único e transversal as pessoas.

Assentando em cinco eixos estratégicos – valorizar o território, impulsionar a economia, potenciar o conhecimento, gerar conetividade e projetar Portugal – a ET27 prevê ainda a realização de dez Laboratórios Estratégicos de Turismo: sete territoriais, um em cada região; e três temáticos, subordinados às tendências e agenda internacionais, competitividade e inovação setorial e conhecimento, emprego e formação.

A ET 27 estará em discussão nos próximos meses visando a construção de uma estratégia partilhada, envolvendo agentes públicos e privados – empresas, instituições, regiões, players de setores complementares para o turismo sem esquecer os mercados e os operadores turísticos.