Conheça Portugal de Inverno e aqueça a alma com as melhores sopas nacionais

Considerado o prato mais antigo do mundo, a sopa é servida maioritariamente antes da refeição principal, funcionando como uma entrada. No entanto, para os apreciadores mais fervorosos, este caldo funciona mesmo como prato principal devido ao seu elevado valor nutricional. A sopa é a opção ideal para os dias mais invernosos. O cheirinho típico do guisado estimula os sentidos e sacia as emoções. Conheça, aqui e agora, as sopas mais famosas de Portugal, segundo a Rumbo.

Caldo VerdeCaldo Verde, Região Norte
Apesar de ser a sopa típica da Região Norte de Portugal, o Caldo Verde, é uma sopa conhecida em todo o território nacional. O sabor e a fama rendeu-lhe o título popular de uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa. A simplicidade e a leveza deste caldo torna-o perfeito para comer antes de qualquer refeição ou para uma ceia tardia. O Caldo Verde serve-se sempre em tigelas de barro e é normalmente acompanhado por broa de milho ou pão com chouriço. É confecionado com a típica couve-galega e deve ser servido com rodelas de salpicão.

 

Sopa da PedraSopa da Pedra, Região Centro
Reza a lenda que um frade peregrino chegou a casa de uma família, e demasiado orgulhoso para pedir simplesmente por uma refeição, afirmou que iria fazer uma sopa da pedra. Tirou do seu bornal uma pedra lisa e pediu aos donos da casa uma panela e uma série de ingredientes; legumes, carne e especiarias; para cozinhar a sopa. No final, o frade, retirou cuidadosamente a pedra, lavou e guardou-a novamente. Na panela ficou apenas uma simples e deliciosa sopa de vegetais. A sopa da pedra é típica de Almeirim, cidade situada no coração do Ribatejo e considerada a “capital da sopa da pedra”.

 

Sopa de CaçãoSopa de Cação, Região Sul
O cação é um tipo de peixe da família dos tubarões e é o principal ingrediente desta sopa de origem algarvia e muito popular no Alentejo. A aparência saborosa e a simples confeção carrega história e revela a presença do povo árabe na Península Ibérica. Para melhor sabor, a sopa deve ser feita com ervas aromáticas muito frescas e deve ser acompanhada com pão.

 

 

Sopa de Espírito SantoSopa do Espírito Santo, Região Autónoma dos Açores
A sopa do Espírito Santo foi assim baptizada por fazer parte da tradicional Festa do Espírito Santo, festejada durante o período da Páscoa. Confeccionada no último dia das celebrações, a sopa é distribuída com pão a todas as pessoas que não fazem parte do “império local”, por esta razão, é também conhecida como Sopa do Império. Carne, legumes e pão são os principais ingredientes desta sopa que marca presença em todas as ilhas do arquipelágo, apesar de ser típica da Ilha Terceira. De todas as sopas existentes nos Açores esta é das mais populares, senão a mais popular.

 

Sopa de TrigoSopa de Trigo, Região Autónoma da Madeira
A Sopa de Trigo é um prato apreciado por muitos locais e turistas na Ilha Madeira, em especial nos meios rurais e na freguesia de Santana, de onde é uma especialidade típica. Confeccionada com vários tipos de carnes, dois tipos de “semilhas” (batata e batata doce), feijão, cebola e trigo, esta sopa tem textura consistente e é tipicamente cozinhada em fogão a lenha, tudo isto para aconchegar a “barriga” dos homens e das mulheres que trabalham no campo.