Conhecer o México com a W2M (I): O melhor de Cancun à sua espera

Comandante Ricardo Baía dos Santos e o copiloto Pedro Mendonça.

A inauguração do novo A350-900 da World2Fly foi a desculpa perfeita para a Ambitur fazer as malas e embarcar na press trip promovida pela World2Meet (W2M) e o seu operador turístico Newblue com o objetivo de conhecer o México. Passaporte em dia, roupa confortável na mala e uma enorme vontade de conhecer este destino, rumámos ao Aeroporto de Lisboa, de onde partiu o voo WPT 2151 praticamente a 100% dos seus 432 lugares, perto das 14H30, para uma viagem que duraria cerca de 10 horas que, na verdade, pareceram bem menos. Para isso mesmo contribuiu a simpatia da tripulação, na sua maioria portuguesa, bem como do comandante Ricardo Baía dos Santos e do seu copiloto Pedro Mendonça, que receberam os convidados desta press trip na sua cabine, onde pacientemente responderam às muitas perguntas e curiosidades que tínhamos sobre esta nova aeronave.

Sabia, por exemplo, que este avião da Airbus pode voar mais longe do que qualquer outro em serviço comercial, até 18.000, sem escalas? Além disso, o seu motor Rolls Royce, mais potente do que 2500 carros, é o mais silencioso do setor, e permite consumir menos 25% de combustível e menos 90 toneladas de CO2 por voo. Evidente a bordo é um maior silêncio (40% menos), e a sensação de jet lag é menor neste A350-900 graças à luz e ar mais naturais. Com todas estas novidades, e um vasto catálogo de opções de entretenimento disponíveis em ecrãs individuais, a viagem para o nosso destino final fez-se sem sobressaltos e, perto das 18H30 (hora local), aterrávamos no Aeroporto Internacional de Cancun.

No Estado mexicano de Quintana Roo, Cancun é um dos 14 destinos turísticos desta região, ao qual se juntam outros também conhecidos como a Riviera Maya e Isla Mujeres. Como a hora já ia adiantada, as praias de areia branca e o mar azul-turquesa não puderam dar-nos as boas-vindas merecidas, pelo que teríamos de aguardar pelo dia seguinte para nos sentirmos verdadeiramente nas Caraíbas.

Xochimilco

Depois de uma curta viagem de não mais de meia hora de autocarro, fizemos finalmente o check-in no primeiro hotel da press trip da W2M: o Iberostar Selection Cancun (ver caixa). E, após de uma noite bem dormida e um dia para nos familiarizarmos com o resort, o grupo de jornalistas estava pronto para a primeira aventura desta press trip: uma noite em Xoximilco, também conhecida por ser a Veneza do México. Porquê? É fácil perceber pelos extensos canais que cercam este parque e que atraem muitos visitantes aos seus famosos barcos, as trajineras. Esperava-nos uma destas embarcações, que ali são às dezenas, e que dava pelo nome de “Aguas Calientes”. Com capacidade para cerca de 20 pessoas, esta “gôndola”, que de gôndola apenas tem o facto de navegar, é uma combinação explosiva de cor, animação e algumas surpresas. Num jantar pelos canais do parque, que terá uma duração de cerca de três horas, servem-nos iguarias mexicanas, várias opções de bebidas e, claro muita tequila. Não falta música neste passeio, que nos vai surgindo ao longo da noite através de outras embarcações que se aproximam com bandas ao vivo e um ambiente de festa. Sem dúvida, uma experiência diferente que nos transporta aos ritmos mexicanos.

Isla Mujeres

No dia seguinte, e a 15 km da costa de Cancun, o destino é a Isla Mujeres para um dia tipicamente caribenho. A bordo de um catamarã, fazemos uma paragem a meio da viagem para uma experiência de snorkeling onde podemos observar algumas espécies marinhas que se escondem por entre os corais. E seguimos então para aquele que é designado por “Pueblo Mágico”, com direito a almoço e algum tempo livre para relaxar na praia de areia fina e mergulhar nas águas cristalinas. Na parte mais interior desta pequena ilha – tem apenas 15 km de comprimento e 500 metros de largura – são várias as lojas onde pode adquirir alguns souvenirs para trazer para casa. Há ainda quem aproveite esta visita para conhecer o Museu Subaquático de Arte (MUSA), um projeto inovador que pretende compensar os efeitos das alterações climáticas nos oceanos. Trata-se de um museu localizado entre as águas de Cancun e da Isla Mujeres, com três galerias de esculturas submarinas, protege os recifes e a vida marinha que se refugia nestas peças.

O dia chega ao fim mas as nossas aventuras no México não pois falta-nos agora conhecer a Riviera Maya e viver muitas outras experiências que fazem deste um destino obrigatório. Mas estas histórias estão guardadas para outra reportagem, a ler em breve.

Estadia no Iberostar Selection Cancun
Os primeiros dias desta viagem foram passados neste resort de cinco estrelas que, além do Iberostar Selection Cancun, conta ainda com o Coral Level (156 quartos só para adultos). Localizado em frente ao mar, o resort tudo incluído distribui-se por três alas, sendo que uma delas está encerrada para remodelação, devendo abrir na primeira semana de setembro. A oferta gastronómica é suficiente para que, numas férias de uma semana, possa variar várias vezes. O resort conta com cinco restaurantes à la carte incluídos no serviço tudo incluído – American Bistró, Restaurante Mexicano El Maguey, Trattoria La Horma, Restaurante japonês Naga Hibachi e Asador La Parrilla – além do Buffet Antiguo Laguito para tomar o pequeno-almoço, almoço e jantar de cozinha internacional e especialidades mexicanas com show cooking incluído. Aos restaurantes juntam-se oito bares que se distribuem pela praia, piscina ou lobby. É um resort a pensar nas famílias e com opções para todos os gostos e idades. Os mais pequenos terão direito a uma equipa profissional de Star Friends que, todos os dias, prepara uma série de atividades, desde torneios desportivos a bingo ou aulas de zumba. À noite, a animação continua com espetáculos com música ao vivo, dança e magia. O Star Camp oferece programas para crianças e adolescentes dos quatro aos 17 anos. Os mais crescidos têm ao seu dispor um campo de golfe de competição de 18 buracos, uma sala de fitness com máquinas de última geração, aulas de ioga ou hidroginástica, e mergulho em recifes de coral.

Por Inês Gromicho, no México, a convite da W2M.

Conhecer o México com a W2M (II): O Melhor da Riviera Maya