Conselheiro Ambitur: “Será necessário uma radicalização dos novos planos de negócio”

by Inês Gromicho | 7 Abril 2020 14:00

São três as questões que colocámos aos Conselheiros Ambitur, gestores turísticos que nos deixam a sua visão sobre a realidade do atual momento do setor.

Francisco Teixeira, CEO da Melair Cruzeiros, partilhou connosco a sua perspetiva enquanto “Conselheiro Ambitur”.

De que forma pode uma crise tornar-se uma oportunidade?
Todas as crises geram oportunidades, e esta não será exceção, mas penso que será necessário uma radicalização dos novos planos de negócio, que serão diferentes dos atuais. Na minha opinião, será exigido às empresas que pretendam manter-se no mundo dos negócios a capacidade de se adaptarem a novos formatos de organização e de atuação no mercado, principalmente na adequação das suas estruturas de custos versus capacidade operacional e comercial. Após um período de recuperação, é previsível que o desejo e a vontade de viajarmos se mantenha, as oportunidades de negócio voltarão a existir e o desafio das empresas será conseguir antecipar qual o comportamento global do consumidor.

Será possível, neste contexto, pensar-se o amanhã?
Acredito que uma empresa deva ter sempre como objetivo o dia de amanhã, mas perante o cenário atual, direi que o foco deve estar totalmente no dia de hoje. O período de sobrevivência será longo e, para muitos de nós, ainda desconhecido, pois nunca as empresas experienciaram viver sem receitas. Teremos tempo durante os próximos meses de pensar no futuro, e estudarmos formas de adaptarmos as nossas empresas a novas realidades.

O que os gestores turísticos não devem esquecer?
Penso que a maioria dos gestores turísticos têm consciência da exposição dos nossos negócios a acontecimentos externos e imprevisíveis. O que nunca mais iremos esquecer, é a experiencia de viver sem receitas e com fecho temporário das empresas. Acredito que a maioria de nós irá incluir nos seus planos negócios ações de prevenção que ajudem a minimizar o impacto em eventos futuros.

Source URL: https://www.ambitur.pt/conselheiro-ambitur-sera-necessario-uma-radicalizacao-dos-novos-planos-de-negocio/