Conselho Executivo da OMT apoia Plano forte e consensual para o turismo global

O Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT) reuniu pessoalmente e virtualmente para a sua 112.ª sessão. Foi o primeiro evento cara-a-cara sobre turismo realizado pelas Nações Unidas  desde que a Covid-19 se tornou uma pandemia. O Conselho Executivo reuniu 170 delegados de 24 países, que apoiaram totalmente a Declaração de Tbilisi e o seu compromisso em tornar o turismo internacional seguro novamente. O Conselho também decidiu abrir um primeiro escritório regional da OMT.

O Conselho Executivo da agência especializada das Nações Unidas assegura que a organização cumpre o seu programa de trabalho e orçamento. Depois da reunião ser aberta pelo primeiro-ministro georgiano Giorgi Gacharia, o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, resumiu as conquistas dos últimos 12 meses. Tal inclui o fornecimento de apoio técnico aos Membros, a defesa do turismo no mais alto nível político e o aumento das contribuições do setor para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de todo o sistema das Nações Unidas.

O turismo durante a pós-Covid 

Nas suas observações finais, o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, destacou que “a reativação do turismo deve ser administrada corretamente” e que “o nosso setor vive de acordo com o seu potencial único”. Acrescentou que “esta crise deixou claro o papel importante que o turismo desempenha nas nossas vidas”, lançando as bases para “trabalharmos juntos para construir um setor turístico que seja bom para todos e onde a sustentabilidade e a inovação estejam presentes em tudo o que fazemos”.

Como mais uma demonstração do reconhecimento global do turismo, pela primeira vez o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, enviou uma mensagem de apoio ao Conselho Executivo, lembrando o papel fundamental do turismo para as pessoas e o Planeta. António Guterres disse que “o turismo pode fazer muito bem no nosso mundo, desempenhando um papel na proteção do nosso Planeta e da sua biodiversidade e na celebração do que nos torna humanos”. Enfatizou ainda que “o Conselho Executivo é uma plataforma importante para colaboração, para explorar o caminho a seguir e para apoiar o futuro do turismo”.

Arábia Saudita eleita para acolher o 1.º Escritório Regional da OMT

Os membros do Conselho Executivo confirmaram os planos de abrir o primeiro Escritório Regional da OMT, com sede na Arábia Saudita, país que recentemente anunciou os seus ambiciosos planos de abrir o setor de turismo ao mundo, com medidas que incluem a flexibilização da regulamentação de vistos para visitantes.

Ahmed Al Khateeb, ministro do Turismo da Arábia Saudita, elogiou a OMT pela “sua liderança durante este período complexo. É uma honra que a Arábia Saudita tenha sido aprovada como sede do primeiro Escritório Regional da OMT. Esta abordagem colaborativa ajudará a impulsionar o crescimento e a fortalecer a resiliência em todo o setor de turismo à escala nacional e regional”. Anunciou ainda que o Escritório Regional para o Médio Oriente vai abrir entre este ano e o próximo.

A Declaração de Tbilisi para o Turismo Sustentável

O Conselho Executivo concordou com a Declaração de Tbilisi: Medidas para uma Recuperação Sustentável. A Declaração reconhece o turismo como um dos setores mais afetados pela pandemia e considera a paralisação global uma oportunidade para redirecionar o setor para um futuro mais sustentável e inclusivo.

Os membros também aceitaram por unanimidade a proposta de Espanha de receber a 113.ª reunião do Conselho Executivo, durante a qual serão realizadas eleições para o secretário-geral para o período de 2022-2025 (19 de janeiro de 2021). Para encerrar o encontro, a OMT realizou um Fórum de Investimentos, reunindo especialistas dos setores público e privado para explorar as oportunidades e desafios de se investir no turismo num ambiente pós-académico.