Contratualização externa envolve mais verbas para Norte, Centro e Alentejo

Foi assinado ontem, em Ponta Delgada, no âmbito do 44.º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo – APAVT, o protocolo para a contratualização da Promoção e Comercialização Turística Externa para o período 2019-2021, que regula a promoção externa de Portugal. Ao abrigo deste protocolo, os orçamentos das sete Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT) vão ter um aumento anual de 37,5%, o que corresponde a 4,5 milhões de euros, passando dos atuais 12 milhões de euros para 16,5 milhões de euros anuais.

O orçamento das ARPT aumenta, assim, 13,5 milhões de euros no conjunto dos próximos três anos.

O reforço de verbas, equivalente a 1,5 milhões de euros, será aplicado no reforço dos orçamentos das ARPT do Porto e Norte, do Centro, do Alentejo e dos Açores, para promover uma maior convergência face aos orçamentos das restantes agências regionais, sendo que não se aplicará a Lisboa, Algarve e Madeira de acordo com o que ambitur.pt apurou.

Haverá também um aumento de três milhões de euros que será alocado ao financiamento dos Planos de Produto e Mercado. Trata-se de planos de promoção conjuntos das ARPT’s e empresas para uma atuação concertada e focada em produtos específicos ou mercados considerados prioritários. Relativamente a este financiamento as regras ainda não serão conhecidas por parte das ARPT’s, de acordo com informação recolhida.

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, afirma que “este aumento de verbas, decidido em conjunto no Conselho Estratégico da Promoção Turística, é muito importante e vai permitir reforçar a promoção de Portugal no estrangeiro. Este reforço, válido para os próximos três anos, foi elaborado de acordo com os objetivos da Estratégia Turismo 2027, ao dedicar especial atenção às regiões que são tradicionalmente menos turísticas e ao criar um mecanismo que permite diversificar mercados e promover ativos estratégicos de cada região”.