Coronavírus: “Neste momento não há Turismo em Macau”

by Rita Inácio | 7 Fevereiro 2020 11:21

A propagação do coronavírus está a afetar o turismo em muitos destinos asiáticos e Macau não é exceção: “Neste momento não está a haver Turismo, as pessoas não são proibidas de entrar em Macau mas são aconselhadas a não o fazer”, adianta Paula Machado, coordenadora do Centro de Promoção e Informação de Macau em Portugal, à margem de um almoço de apresentação da BTL, que teve lugar ontem, em Lisboa.

“Para nós vai ser uma queda brutal em termos de números [do Turismo]”, prevê a responsável, e o “fecho dos casinos é uma medida extrema”. Também a sede do Turismo de Macau foi encerrada, garantindo de momento apenas os “serviços mínimos”. Assim que a situação melhorar, e Macau possa voltar à normalidade, será necessário “rever algumas estratégias de promoção” do destino e encetar uma “campanha mais ativa para compensar estes meses que não temos visitantes”, explica.

O grande prémio dos Discover the World Travel Awards 2020, iniciativa da Bolsa de Turismo de Lisboa, é uma viagem a Macau, ao longo de uma semana, com tudo incluído. A situação não preocupa a organização do evento nem Paula Machado, uma vez que o vencedor tem o “prazo de um ano para gozar a viagem” pelo que “até vai ser bom porque vai haver aqui um refresh, uma pessoa nova a escrever sobre Macau após a crise”.

Macau está em “isolamento saudável”

Paula Machado afirma que vai ter de ser criado uma espécie de “isolamento saudável” no país, para impedir a propagação do vírus fora do território. Mas a coordenadora assegura que as pessoas “estão calmas apesar de terem de permanecer em casa” e que não lhes falta nada em termos alimentares. “Está tudo controlado, é preciso ter paciência”, descreve.

O Governo de Macau tomou algumas medidas, protegendo a população mas sem que ela “entre em pânico”, entre elas a criação de postos de distribuição de máscaras assim como de uma equipa de apoio, parte dela do serviço de Turismo, e o Chefe executivo todos os dias faz uma conferência a dar conta da evolução da situação.

Source URL: https://www.ambitur.pt/coronavirus-neste-momento-nao-ha-turismo-em-macau/