Coruche: Valorização do Montado de Sobro e Cortiça

O Município de Coruche é a entidade líder da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”, desde 2009, representando um vasto território e um alargado número de parceiros.

A implementação de uma estratégia, que se pretende eficiente e coletiva, para valorização de um recurso endógeno único no mundo, o Montado de Sobro e Cortiça em territórios de baixa densidade, tem como principal missão: alavancar todo o território de Montado de Sobro, tornando-o melhor para viver, mais atrativo e competitivo para investir e diferenciador dos restantes produtos turísticos, na perspetiva do visitar.

O território de Montado de Sobro concentra-se essencialmente nas regiões do Ribatejo e Alentejo. São 27 os concelhos em que a mancha de Montado de Sobro ocupa mais de 15% do território concelhio. Com mais de 18 mil km2 e 700 mil residentes, o território de Montado de Sobro estende-se pelas cidades de Santarém, Évora e Beja, onde se concentram grande parte da população, equipamentos e serviços públicos.

O Montado de Sobro é um dos mais ricos ecossistemas do mundo. Portugal concentra 34% da área mundial, tornando-o no país com a maior área do mundo de Montado de Sobro. O sobreiro é a única espécie vegetal capaz de produzir cortiça de forma sustentável e com a máxima qualidade. Por sua vez, a cortiça é um material 100 % natural, reciclável, reutilizável e renovável, com qualidades únicas que nenhum engenho humano conseguiu imitar ou superar. A título de curiosidade, nas florestas de sobreiros é possível encontrar mais de 20 espécies de répteis e anfíbios, mais de 160 espécies de aves e 37 espécies de mamíferos. O lince ibérico, o felídeo mais ameaçado em todo o mundo, encontra nos montados e bosques de Sobro o seu habitat preferencial.

Descobrir o Montado de Sobro é imergir numa paisagem repleta de cores e estórias, é explorar novos caminhos por entre a natureza e as gentes, é sentir a terra de forma diferente. À mesa, encontra-se o que a terra dá, com a arte e o engenho que o homem apurou, numa gastronomia repleta de sabores únicos. Lá fora, descobre-se uma diversidade de espécies ímpar e um património cultural repleto de lugares e tradições únicas. De carro, a pé ou de bicicleta sentir-se-á tentado a descobrir sempre mais além do que a vista alcança. Aqui o tempo corre de outra maneira.