Crescimento de mercados externos com impacto positivo no Alentejo

Em 2017, no acumulado até outubro, a região do Alentejo registou um crescimento global de 15,8% nas dormidas de estrangeiros e de 16,7% no número de hóspedes, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística.

Em entrevista à Ambitur, Vítor Silva, presidente da Agência de Promoção do Alentejo, revelou que “de uma forma geral o crescimento foi expressivo em todos os mercados”, nomeadamente o espanhol, que registou um “crescimento notável” de 17,9% ao nível do número de dormidas, no acumulado até outubro.

Além de Espanha, o responsável pela agência que promove a região internacionalmente, realçou o crescimento do mercado brasileiro, com uma subida de 26,4% e dos Estados Unidos da América (EUA), que nos dez primeiros meses de 2017 acumulou um aumento de 23,7%.

No balanço da atividade desenvolvida ao longo do ano passado, Vitor Silva sublinhou que a Agência de Promoção do Alentejo, conseguiu captar “a atenção de mais operadores turísticos internacionais que começam agora a programar o destino”, acrescentando que em 2017, a grande aposta passou pelo reforço junto de mercados emergentes, designadamente os EUA e a China. Por outro lado, a região captou um maior número de eventos, como é o caso da convenção anual da AITO. Finalmente, Vítor Silva frisou ainda que a Agência tem sido capaz de aumentar o seu número de associados, superando as duas centenas.

“No final de outubro tinham já sido superados os objetivos de crescimento nos mercados externos definidos para o ano em todos os indicadores. O Alentejo apresenta pelo décimo ano consecutivo uma situação de crescimento contínuo da atividade turística resultante da procura externa”, frisa.

“Prosseguir com a estratégia definida pela iniciativa ‘ET 2027’”
De acordo com o responsável, em 2018, o Alentejo irá prosseguir com a estratégia definida pela iniciativa ‘ET 2027’. Neste sentido, a Agência de Promoção do Alentejo quer continuar com a política de aposta nos mercados tradicionais, nomeadamente Espanha, com um conjunto de ações mais dirigidas para o público final. O responsável acredita ainda no “enorme potencial” de crescimento do mercado norte-americano e chinês, “um gigante que anda a dar alguns passos entre nós, mais concretamente em Évora, e que iremos acompanhar com particular atenção”, sustenta.

Temos ainda algumas lutas para vencer: conseguir que os mercados externos contribuam para atenuar a sazonalidade que ainda marca alguns territórios do Alentejo, conseguir crescer em valor, garantindo aos empresários uma melhor rentabilidade para os seus investimentos e  conseguir que os mercados externos contribuam de forma determinante para a sustentabilidade económica, ambiental e identitária da atividade turística e da região”, concluí Vítor Silva.