Crescimento dos turistas ingleses em Portugal ameaçado pelo Brexit

No meio de tanta euforia quanto aos resultados do Turismo no ano passado, Noel Josephides, chairman da ABTA, deixou-nos um alerta, durante um almoço promovido pela sua congénere Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que pode vir a ensombrar as expectativas do setor turístico português para 2017, cujo principal mercado emissor é o britânico. “A dor [do Brexit] ainda está por vir”, frisou.

Sobre o futuro, sobretudo depois da saída do Reino Unido da União Europeia no próximo dia 29 de março, Noel Josephides interroga-se: Vamos precisar de vistos? Como vamos empregar? Quais serão as taxas aplicadas? Vamos ter liberdade para voar? O chairman da ABTA começou por salientar que, “em 2014, ninguém queria ir para a Grécia, porque estavam convencidos de que não existia dinheiro nos bancos. Em 2015, o problema foi o dos refugiados. E, em 2016, foi o Brexit”. E, se a Europa (33.8%), o Reino Unido (26.9%) e a América do Norte (6.2%) constituem o top3 dos destinos de férias preferidos pelos britânicos, por outro lado, são cada vez mais aqueles que escolhem não viajar (22.6%). Ainda assim, Portugal mantém o ritmo de crescimento no mercado britânico, com um aumento de 38 pontos percentuais.

Além destas incertezas, as agências de viagens britânicas temem ainda algumas alterações na indústria, já bem visíveis. Sendo que, atualmente, 76% dos viajantes recorre à Internet para fazer as suas reservas, em detrimento dos serviços oferecidos pelos agentes (19%).

No almoço, que também contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho chamou a atenção para o impacto do mercado britânico em Portugal: em 2016, as receitas aumentaram 30% e, por sua vez, as dormidas registaram uma subida de 10 pontos percentuais.

Durante o encontro, a APAVT, a ABTA e a Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores aproveitaram ainda a ocasião para formalizar assinatura do acordo para a realização da “The Travel Convention”, convenção organizada, anualmente, pela associação britânica. O evento irá decorrer no Teatro Micaelense de Ponta Delgada, nos Açores, de 9 a 11 de outubro, e prevê-se que represente “um fantástico momento de promoção e uma enorme oportunidade para as relações entre o mercado emissor britânico e Portugal enquanto destino turístico”, afirmou o diretor da APAVT, Pedro Costa Ferreira.

Por sua vez, a secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, Marta Isabel Vieira Guerreiro prevê um crescimento de 12% de turistas no destino, quando comparado com o período homólogo. Sublinhando ainda que, em 2016, foi ultrapassada a barreira dos 70 milhões de euros em proveitos totais, representando mais de 70% face ao ano anterior.

O congresso irá reunir cerca de 600 visitantes, profissionais de turismo e representantes de algumas das maiores empresas da distribuição turística do Reino Unido.