Criatividade dá prémio à região da Madeira na BTL 2022

A Bolsa de Turismo de Lisboa 2022 premeia a presença da Madeira pela criatividade que imprimiu ao seu espaço. “O stand foi um espaço de 500 m2 onde se experienciou natureza, cultura e lifestyle, foi possível degustar a gastronomia local, participar em workshops e apresentações, ganhar muitos prémios e sentir o caloroso bem receber do povo madeirense”, pode ler-se numa nota.

“Este ano marcou o regresso de um evento muito importante para o setor e a participação da Região ganha ainda mais destaque com a distinção agora recebida. Este prémio vem enaltecer a forma como o destino tem sido comunicado para o mercado nacional e, consequentemente, salientar o trabalho que tem vindo a ser feito por todos aqueles que, direta e indiretamente, estão envolvidos na promoção da Madeira”, disse
Eduardo Jesus, Secretário Regional de Turismo e Cultura e Presidente da Associação de Promoção da Madeira.

Sobre o setor regional do Turismo, Eduardo Jesus refere que, “já desde o verão de 2021, a Madeira está a registar bons resultados e que, nos últimos meses, a procura e as taxas de ocupação têm excedido expetactivas, superando os melhores números de anos anteriores a 2020”.

A BTL 2022 realizou-se de 16 a 20 de março e recebeu 45 569 visitantes. Durante os cinco dias de feira, o stand da Madeira registou uma forte afluência de profissionais do setor, parceiros, meios de trade e público em geral.

Dinâmico, interativo, consciente e diferenciador, os 500 m2 do stand da Madeira foram desenhados tendo em mente a sustentabilidade e a autenticidade do destino, com surpresas relacionadas com natureza e mar. Estiveram em destaque os quatro “mundos” de recursos naturais e turísticos – o Mar, a Laurissilva, as Montanhas e Porto Santo – fisicamente representados por quatro instalações distintas que permitiram uma experiência sensorial ao nível olfativo e sonoro.

A Roda da Sorte e o Balcão da Gastronomia foram as duas zonas de maior afluência do espaço contando, todos os dias, com longas filas de participantes e curiosos. O primeiro atribuiu milhares de prémios, incluindo duas viagens à Madeira, enquanto que, no segundo local, foi possível proporcionar uma rota regional através do palato: foram servidas mais de 400 ponchas, mais de 1 000 gelados artesanais e veganos Friic, cerca de 3 360 Bolos do Caco e proporcionadas 2 100 provas gastronómicas promovidas pela Escola Hoteleira.

No stand da Madeira houve também lugar para workshops e concertos, para a apresentação da nova marca Madeira e a relançada Madeira Ocean & Trails com a inclusão das atividades náuticas, conversas com a Embaixadora Cláudia Vieira e algumas caras conhecidas com ligação especial à Região. Fora do espaço BTL, mas no âmbito do evento, houve ainda a viagem inaugural do Elétrico Bordado Madeira e o habitual cocktail que decorreu no CCB..

De destacar ainda a contínua procura do destino: “foi gerado um alto volume de negócios para parceiros de hotelaria e aviação presentes no local com balcões específicos”, refere a mesma nota.