Crowne Plaza Porto faz da sustentabilidade ambiental bandeira

O Crowne Plaza Porto renova o seu compromisso com a descarbonização com a compra de eletricidade com Garantia de Origem, certificada pela EEGO – Entidade Emissora de Garantias de Origem (REN – Rede Elétrica Nacional), que atesta a utilização de eletricidade produzida através de fontes limpas e não carbónicas. Esta decisão junta-se à política interna do hotel com vista a minimizar o impacto ambiental, que já conta com resultados visíveis: a passagem para a classe B da classificação energética do edifício, a redução em 176 toneladas por ano de CO2 e a poupança de água na ordem dos 12%.

“A eletricidade representa cerca de 58% do consumo total de energia do hotel. Garantir que todo este consumo provém a 100% de energias renováveis é um enorme passo no nosso compromisso para a redução das alterações climáticas, posicionado o hotel como uma EER – Empresa Eficiente e Responsável”, refere Carlos Vigo, diretor Técnico da unidade.

O primeiro passo na otimização dos recursos energéticos do hotel dá-se com a monitorização e análise crítica dos consumos. Depois de substituir a iluminação do hotel por lâmpadas LED, o objetivo passou a ser atenuar o impacto da climatização, uma das principais fontes de consumo. Com estas medidas, o Crowne Plaza Porto foi reduzindo a sua pegada carbónica obtendo a significativa redução de 176 toneladas por ano. Estas alterações conduziram à recertificação do hotel para a classe energética B, algo importante e significativo, sobretudo quando se fala de um hotel com quase quatro décadas de existência.

Também no que toca à utilização de água, o Crowne Plaza Porto destaca-se pela racionalização do consumo, tendo instalado um sistema de monitorização que fornece informações sobre os gastos de cada torneira, a cada 15 minutos. Para otimizar o consumo de água, o hotel instalou redutores de caudal nas torneiras e duches com a tecnologia Venturi em todas as instalações sanitárias.

A nível gastronómico, o Crowne Plaza Porto está focado numa gastronomia de sazonalidade, contando com muitos fornecedores locais e conta com uma horta urbana que fornece parcialmente o restaurante soMos Restaurant and Lounge.

Todas estas ações são sempre acompanhadas por uma sensibilização e (in)formação dos colaboradores e clientes, que são elementos importantes na concretização de uma política socialmente e ambientalmente mais responsável.

A compra de eletricidade com Garantia de Origem Certificada, será ainda complementada com um projeto, já em curso, que visa a otimização e redução do consumo de gás natural na ordem dos 30%.

A estratégia do Crowne Plaza Porto é suportada pelo programa IHG Green Engage, que visa ajudar os hotéis a reduzir o consumo de energia, de água e de produção de resíduos e a melhorar o seu impacto ambiental.