CTP e Governo dos Açores confirmam oradores para o Dia Mundial do Turismo

CTP e Governo dos Açores confirmam oradores para o Dia Mundial do Turismo

Categoria Agenda, Inside

A Confederação do Turismo de Portugal e o Governo dos Açores vão comemorar o Dia Mundial do Turismo com a realização da conferência ‘Turismo Sustentável: um legado para o futuro’. A iniciativa contará com a presença do ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira; Vasco Cordeiro, presidente do Governo dos Açores e de António Sampaio da Nóvoa, embaixador de Portugal na UNESCO, entre outras figuras de referência.

A conferência vai ter lugar no Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, na cidade de Lagoa, Ilha de São Miguel, e irá reunir empresários, gestores e outros profissionais ligados à actividade turística.

“A sustentabilidade é um tema que diz respeito a todos os cidadãos e atividades, sendo essencial para o Turismo e para os Açores, eleito um dos destinos mais sustentáveis do mundo”, afirma Francisco Calheiros, presidente da CTP. “Sem dúvida, que constitui um desafio para as atuais e futuras gerações e para a afirmação do nosso país como destino turístico que promove o desenvolvimento social e económico, o uso inteligente dos recursos naturais e a preservação das espécies e dos seus habitats”.

A sessão de abertura irá realizar-se às 16H00 e contará com as presenças de Francisco Calheiros, presidente da CTP; Pedro Siza Vieira, ministro Adjunto e da Economia e Vasco Cordeiro, presidente do Governo dos Açores. Segue-se a intervenção de António Sampaio da Nóvoa, embaixador de Portugal na UNESCO, como keynote speaker, e a apresentação do estudo ‘Impacto da Economia Digital na Actividade Económica do Turismo’, por Miguel de Castro Neto e Carlos Réis Marques, da NOVA IMS – Information Management School.

Para debater o tema central da conferência estará presente, no painel ‘Turismo Sustentável: Um legado para o Futuro’, o coordenador da Estrutura de Gestão da Sustentabilidade do Destino Turístico Açores, Jorge Alves, que irá abordar a política de sustentabilidade do destino Açores e o trabalho que está a ser desenvolvido para obter a certificação de destino sustentável 2019, de acordo com os critérios do Global Sustainable Tourism Council. Segue-se o debate, com a participação do presidente da Associação de Turismo dos Açores, Carlos Morais; Marta Sousa Pires, administradora Executiva Bensaude Turismo; Luís Rego, administrador da Ilha Verde Rent a Car e José Romão Braz, vice-presidente do conselho de administração da Finançor. A moderação ficará a cargo do jornalista Pedro Pinto.

A sessão de encerramento ficará a cargo da secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro.