CTP recebe 77 candidaturas de associações empresariais ao programa ‘Melhor Turismo 2020’

CTP recebe 77 candidaturas de associações empresariais ao programa ‘Melhor Turismo 2020’

Categoria Advisor, Associativismo

A Confederação do Turismo Português (CTP), enquanto Organismo Intermédio responsável pela operacionalização e gestão do Programa de Formação-Ação ‘Melhor Turismo 2020’, recebeu 77 candidaturas de associações empresariais de cariz setorial específicas do setor do Turismo, e outras de carácter concelhio ou regional, que também pretendem atuar junto das PME do setor.

“O número e a diversidade de candidaturas apresentadas superou as nossas expectativas, o que nos deixa muito satisfeitos”, afirma Francisco Calheiros, presidente da CTP. “Estamos seguros de que os cinco milhões de euros disponibilizados por este programa vão permitir atingir os objetivos de modernizar os modelos de negócio das PME, diversificar a oferta e contribuir para a afirmação do nosso país como destino turístico de referência”.

As associações que apresentaram as 77 candidaturas – maioritariamente do Norte do país – vão agora aguardar até meados de julho deste ano para saber se vão receber financiamento do ‘Melhor Turismo 2020’. Em caso de aprovação, terão um prazo de 90 dias para arrancarem com os projetos.

O Programa de Formação-Ação ‘Melhor Turismo 2020’, da responsabilidade do Organismo Intermédio da CTP desde finais de 2015, é co-financiado pelo Fundo Social Europeu e enquadra-se no Eixo III – Promoção da Sustentabilidade e da Qualidade do Emprego, na modalidade de Projetos Conjuntos, do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME, do COMPETE 2020. Tem como objetivo intervir de forma estruturada em conjuntos de PME, às quais apresenta soluções comuns e coerentes face a problemas e oportunidades a explorar no quadro dessas empresas. Pretende-se aumentar a capacidade de gestão das empresas participantes com o objetivo de promover a reorganização, a inovação e a mudança, bem como a qualificação dos seus recursos humanos em domínios relevantes. No que se refere ao setor do Turismo, o programa visa referenciar Portugal como destino reconhecido pela qualidade e excelência dos seus serviços turísticos, explica a CTP, em comunicado.