CTP tem contador a marcar quanto dinheiro Portugal perde sem novo aeroporto

A Confederação do Turismo de Portugal tem disponível desde terça-feira, 7 de fevereiro, um contador eletrónico que conta ao segundo o dinheiro que Portugal está a perder por não ter um novo aeroporto.

A réplica do contador online está colocada na 2ª circular, em Lisboa, e mostra que desde julho do ano passado, o país perde milhões de euros: “35,93 euros por segundo, 2.155 euros por minuto, 129.348 euros por hora ou 3,1 milhões de euros por dia”, lê-se no comunicado à imprensa.

O cenário mais positivo aponta que a não-decisão sobre o novo aeroporto terá um custo mínimo de 7 mil milhões de euros, menos 28 mil empregos e uma perda de receita fiscal de 2 mil milhões de euros.

“Aquilo que os empresários do Turismo esperam é que a Comissão Independente que vai estudar as localizações possíveis do novo aeroporto cumpra os prazos que já definiu, que agilize processos e que até ao final do ano esteja finalmente escolhida a localização do novo aeroporto”, afirma Francisco Calheiros, presidente da CTP.