Curia – Um destino deslumbrante

Curia – Um destino deslumbrante

Ninguém fica indiferente aos encantos da Curia, uma aldeia histórica do concelho de Anadia que soube acompanhar a evolução dos tempos, respeitando e preservando um passado majestoso. Visitar esta terra bairradina é uma experiência absolutamente recomendável em qualquer altura do ano, e também em tempo de pandemia de COVID-19, pela segurança que oferece a todos os níveis. Sozinho ou em família, quando quiser descobrir a Curia, lembre-se que estes locais são de paragem obrigatória e inesquecível!

Parque das Termas da Curia
O Parque das Termas da Curia é um refúgio de saúde e bem-estar, que transmite tranquilidade. Este complexo turístico, com cerca de 14 hectares, acolhe um hotel de três estrelas com spa, um restaurante, espaços desportivos e de lazer, uma casa de chá e as famosas Termas da Curia, mundialmente conhecidas pelas suas águas curativas, de natureza sulfatada cálcica e magnésica. Este é um parque místico, com uma beleza ímpar, repleto de árvores, plantas, flores e arbustos, e com um lago artificial com cerca de um quilómetro de perímetro, que pode ser atravessado de gaivota ou a pé, por intermédio de várias pontes de madeira. O Parque das Termas, cuja entrada faz lembrar um castelo, convida a fazer passeios saudáveis ao ar livre, em plena comunhão com a natureza.
Site: http://www.termasdacuria.com/

Palace da Curia
Inaugurado em 1926, o Palace da Curia – Hotel SPA & Golf é um dos mais belos e lendários hotéis de Portugal. Mantém o requinte do estilo Arte Nova de outrora, aliado ao conforto que a modernidade exige. A remodelação a que foi sujeito já no século XXI, respeitou e preservou a alma e a identidade do hotel de 4 estrelas. Assim, uma estadia nesta peça incontornável do panorama hoteleiro nacional, cheia de personalidade e história, constitui uma verdadeira viagem ao passado e uma grande experiência de resort histórico em Portugal! O Palace da Curia inclui uma piscina exterior com dimensões olímpicas, uma quinta com animais, campos de jogos, jardins, uma capela, um campo de golfe de 9 buracos e um SPA.
Site: https://www.almeidahotels.pt/

Espaço Bairrada da Curia
O Espaço Bairrada da Curia ocupa o edifício da antiga estação de caminhos-de-ferro da Curia, cedido à Associação Rota da Bairrada pela Câmara Municipal de Anadia. Este monumento histórico foi reaproveitado e, desde 2010, transformado num espaço de promoção da Região da Bairrada. Desde então, funciona como local museológico, preservando a arquitetura original criada por Cottinelli Telmo, e, em simultâneo, como loja de produtos promocionais da região. Entre diversos artigos, desde vinhos a peças de artesanato, encontram-se, entre outras marcas do passado, painéis de azulejo recortado, pintados à mão, em 1945, por Jorge Barradas.
Site: http://www.rotadabairrada.pt/irt/show/espaco-bairrada-da-curia_pt_1679

Este artigo foi publicado na edição 331 da Ambitur.