David Neeleman quer ligação da TAP entre China e Lisboa ainda este ano

David Neeleman quer ligação da TAP entre China e Lisboa ainda este ano

Categoria Business, Transportes

O novo acionista da TAP David Neeleman afirmou à agência Lusa, em Nova Iorque, que espera ter uma ligação direta entre Lisboa e uma cidade chinesa ainda este ano.

“Ainda estamos a analisar com que cidade será feita a ligação e outros detalhes, mas esperamos anunciar o investimento o quanto antes”, disse Neeleman. A nova rota acontece em resultado da entrada da chinesa Hainan Airlines no consórcio que comprou a participação na TAP.

No memorando de entendimento que fechou a recompra de ações pelo Estado (que ficou com 50% da TAP), assinado entre o Governo e o consórcio privado Atlantic Gateway, lê-se que “o Estado português autoriza desde já a entrada no capital social da Atlantic Gateway pela HNA, em percentagem a acordar entre os acionistas da Atlantic Gateway e a HNA”. Neeleman garantiu que o grupo acabará por ficar “indiretamente com 10% a 13% da TAP”, que o anúncio desta participação deve acontecer “ainda este ano” e que os pormenores da rota com a China “deverão ser conhecidos na mesma altura.”
“Pelo conhecimento que tenho, esta seria a primeira ligação direta entre os dois países”, acrescentou ainda.