Debate sobre turismo acessível e inclusivo em março

No atual cenário favorável ao desenvolvimento do setor turístico em Lisboa, bem como em todo o país, caberá questionar se o “destino Lisboa” está capacitado para receber todo o tipo de turistas, independentemente das suas limitações motoras ou cognitivas, bem como de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos seus residentes.

O encontro “Lisboa: Todos Temos um Destino?” procurará dar resposta a estas questões por via de um debate e reflexão sobre o atual cenário do Turismo Acessível e Inclusivo em Lisboa, que contará com intervenções de atores privilegiados nestas áreas. Serão intervenientes representantes de entidades relevantes no contexto do turismo acessível e inclusivo, tais como o Turismo de Portugal, Associação Accessible Portugal, Associação Salvador, Randstad, Go4Travel, Tur4all, entre outras. Este encontro assumirá a forma de uma partilha de experiências de cada um dos oito oradores convidados, a que se seguirá um debate relativo ao atual estado do turismo acessível e inclusivo na região de Lisboa.

A componente social do evento incluirá dois momentos protagonizados por jovens com ligeiras perturbações no desenvolvimento intelectual que passarão a mensagem da inclusão de profissionais com algum tipo de incapacidade motora ou cognitiva no mercado de trabalho do turismo. Um deles será um desfile de moda de hotelaria e restauração promovido pela empresa de referência desta área em Portugal – a Prochef -, sendo um outro uma degustação gastronómica proporcionada pela Associação dos Cozinheiros Profissionais de Portugal.

Esta é uma iniciativa da Escola Secundária D. Pedro V, no ano do seu 50º aniversário, no âmbito da formação aplicada dos cursos EFA de Técnicas de Informação e Animação Turística e de Rececionista de Hotel. A mesma conta com a colaboração da Accessible Portugal, associação nacional de Turismo Acessível.

Para informações e inscrições gratuitas, deverá ser enviado e-mail para [email protected]