Decisão do novo sistema de navegação aéreo para Lisboa será tomada até ao final do mês

Esta é a garantia dada pelo ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, em entrevista à Ambitur. Quando questionado sobre a existência de uma proposta para a otimização do número de movimentos por hora que implica a compra de um sistema novo de navegação aérea para o aeroporto de Lisboa, o responsável responde: “Há duas dimensões que devem ser consideradas nesta matéria do lado ‘ar’: a questão do curto prazo, o tal período transitório até termos a nova infraestrutura que coincide genericamente com o período de implementação do novo sistema de navegação aérea, que então vamos chamar-lhe o longo prazo, a solução estrutural. No período do curto prazo, nos próximos dois a três anos, estamos a falar de otimizações do atual sistema de navegação. Mas temos a expectativa de, no primeiro trimestre deste ano, tomar a decisão de adesão a um dos consórcios europeus e a partir daí começar a implementar em Portugal a solução de um novo sistema de navegação aérea”.

O ministro refere ainda que “a questão deste período de dois a três anos tem que ser através da otimização de slots disponíveis, de flexibilidade de utilização de slots para os vários fins que não apenas os voos civis Humberto Delgado. E é esse o trabalho que está a ser feito sob a condução muito eficiente da NAV, para procurarmos orientar tudo no sentido de libertar capacidade para o transporte aéreo”.

De acordo com Pedro Marques, “com a adesão a um dos consórcios europeus, iniciaremos a implementação de um desses sistemas, que são mais flexíveis, mais adaptados aos desenvolvimentos tecnológicos dos últimos anos e que temos a expetativa nos permitam atingir em pico um número bastante superior de movimentos por hora no aeroporto Humberto Delgado e fazer uma combinação mais eficiente e efetiva com a navegação aérea que há-de ser necessária no aeroporto do Montijo”.