DECORHOTEL espera superar os 15 mil visitantes profissionais este ano

A 5ª edição da DECORHOTEL, feira profissional de projeto, construção, decoração, equipamentos, produtos e serviços para hotelaria, começa hoje na Exponor-Matosinhos, e termina a 29 de outubro. E o entusiasmo é total. Quem o diz é José Frazão, administrador da Exposalão, entidade organizadora do evento, que este ano espera superar os 15 mil visitantes profissionais. “O preenchimento prévio das acreditações para os profissionais do setor dá-nos já garantia de que teremos uma forte de participação do setor da hotelaria e turismo”, confidencia à Ambitur. Depois de, em 2021, a feira se ter realizado em Lisboa, na FIL, tendo sido “um verdadeiro sucesso”, o objetivo agora era “fazer mais e melhor para não defraudar as expectativas”. E os resultados estão à vista, com os expositores a aderirem à proposta da Exposalão e a reconhecerem a qualidade do evento e o leque de possibilidades variadas que dele podem surgir. “Estamos certos de que temos as empresas mais prestigiadas do setor connosco e aquelas que despertam particular interesse aos visitantes, que participam em fóruns desta dimensão”, sublinha o responsável.

“Estamos certos de que temos as empresas mais prestigiadas do setor connosco e aquelas que despertam particular interesse aos visitantes, que participam em fóruns desta dimensão”

Cerca de 300 empresas expositoras e mais de 500 marcas são os números adiantados para esta edição, “um reflexo do trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo dos últimos cinco anos”, garante o gestor. A DECORHOTEL abre todos os dias às 10H00 e fecha portas às 19H00 (horário profissional). E José Frazão acredita que “vão ser três dias de muita agitação e novidades”, adiantando que se trata de um “grande evento que já nos deu provas de que é altamente dinamizador para o setor hoteleiro”. É também um ponto de encontro anual dos profissionais desta indústria que estão comprometidos em melhorar a qualidade do serviço prestado e contribuir de forma ativa para o crescimento do turismo em Portugal.

Em simultâneo com a DECORHOTEL, num espaço de 16 mil m2, também estarão a decorrer as feiras EXPOALIMENTA e EXPOCARNE. O administrador da Exposalão gosta de pensar no evento como um todo: “Dois espaços a funcionar durante todo o dia para receber todos os aqueles que fazem parte da indústria e querem ficar a par das novas propostas do mercado e avaliar o trabalho feito pelos concorrentes e também aprender e melhorar os seus negócios”.

Esta edição da DECORHOTEL permitirá que os visitantes conheçam de perto as propostas e inovações das empresas e das marcas nacionais e internacionais que marcam presença, bem como assistir a demonstrações de equipamentos in loco, e ter uma ideia concreta do que podem conseguir ao reunir determinados contactos para fazer negócios.

“Temos aqui reunidos vários agentes do setor e não há dúvidas de que esta é uma indústria que procura inovar de forma constante e, por isso, há uma sede por parte dos profissionais que visitam, mas também daqueles que são expositores, em perceber o que é tendência no mercado e aquilo que vai tornar-se tendência num futuro muito próximo”

Haverá ainda um programa repleto de ações diversificadas, que espelham o compromisso de ter um evento com várias dinâmicas, justifica José Frazão. Por um lado, o networking para as empresas e, por outro, a partilha de conhecimento. “Temos aqui reunidos vários agentes do setor e não há dúvidas de que esta é uma indústria que procura inovar de forma constante e, por isso, há uma sede por parte dos profissionais que visitam, mas também daqueles que são expositores, em perceber o que é tendência no mercado e aquilo que vai tornar-se tendência num futuro muito próximo”, explica o gestor. E acrescenta que a organização está a trabalhar diretamente com as empresas para perceber de que forma pode contribuir para que tudo corra da melhor forma possível para que se concretizem os objetivos que elas próprias definiram.

José Frazão não duvida de que são várias as mais-valias de um evento como a DECORHOTEL. Assim, do lado dos expositores, as vantagens podem transformar-se em oportunidades de negócio e efetivação de contactos. “As empresas têm a oportunidade de promover e divulgar as suas propostas e soluções ao mercado, estreitar as relações comerciais com os clientes e de vários públicos de relevância”, lembra. É também uma “janela aberta para analisar e avaliar a concorrência e o mercado” bem como contactar com um grande número de profissionais num curto espaço de tempo, diminuindo assim o custo por contacto. Por fim, quem visita a feira pode conhecer o setor e os seus players, propostas e novidades, podendo comparar soluções e trocar opiniões com outros profissionais. “É uma montra interessante para perceber se no futuro faz sentido participar como expositor ou visitante”, garante o administrador.

Por Inês Gromicho