“O sucesso do Algarve depende daquilo que nós formos capazes de fazer” sublinhou Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, na apresentação da estratégia para 2018 do destino, que decorreu no segundo dia da Bolsa de Turismo de Lisboa.
Depois de um ano de recordes para a região mais turística do país, em 2018, a estratégia foca-se no aumento do número de turistas durante a época baixa e na diversificação da oferta. Do turismo de natureza à parte mais cultural, passando pela gastronomia, Desidério Silva quer um Algarve “multifacetado, com propostas para todo o tipo de turistas, independentemente da sua motivação, idade ou nacionalidade”.
Em 2017, a região registou 19 milhões de dormidas, sendo que o mercado interno contribuiu apenas com 4 milhões de dormidas e os mercados externos com 15 milhões de pernoitas. Por outro lado, o Algarve atingiu, pela primeira vez, os mil milhões de euros em proveitos com o turismo. Além disso, e de acordo com os dados apresentados, 8,7 milhões de passageiros aterraram em 2017 no aeroporto de Faro.
Face a estes resultados, Desidério Silva considera “o Algarve está no caminho da sustentabilidade”, ainda que tenha que ser mais capaz de fidelizar todos aqueles que visitam a região pela primeira vez.
Numa aposta diversificada, a região quer concentrar-se no turismo de natureza. Neste âmbito, Desidério Silva destacou a importância do segmento de “Cycling and Walking”, em que a região funcionou como piloto do projeto Portuguese Trails, desenvolvido em conjunto com o Turismo de Portugal.
Para além deste, o responsável anunciou a 4º edição da Algarve Nature Week, que terá lugar de 19 a 22 de abril em Lagos. Por outro lado, está também prevista a criação de um Guia de Turismo de Natureza Júnior, para crianças entre os seis e os 10 anos, que queiram conhecer mais sobre o Algarve.
Num outro âmbito, Desidério Silva falou também da Algarve Cooking Vacations, programa que pretende aumentar a oferta de férias culinárias e na 2º edição do 365 Algarve, que a região acolhe até fim de maio, sendo que está a ser planeada uma terceira edição.