Destino Nacional Convidado BTL 2025: “A BTL vai catapultar o Alentejo e o Ribatejo para um excelente 2025”
A Ambitur, em parceria com a BTL, esteve à conversa com José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a propósito do destaque como Destino Nacional Convidado da BTL 2025. Leia aqui a 1ª parte desta entrevista, que será publicada ao longo das próximas semanas, e saiba as novidades que a região levará ao certame.
O que a região do Alentejo e Ribatejo irá levar à próxima edição da BTL?
Vamos ter muitas novidades. Destacaria, no entanto, a apresentação da candidatura do Baixo Alentejo a Cidade Europeia do Vinho 2026, a programação da Cidade do Vinho 2025 – Vinhos da Serra de Ossa e Évora, Capital Europeia da Cultura 2027.
No plano internacional, evidencio a apresentação que faremos do Alentejo aos hosted buyers convidados pela BTL – em colaboração com a Agência Regional de Promoção Turística – num jantar no qual ativaremos a candidatura da região a Cidade Europeia do Vinho e que terminará com uma atuação do Buba Espinho.
O Alentejo e o Ribatejo estarão representados com todos os seus municípios naquele que será o stand com a maior área considerando todos os destinos regionais. Trata-se de um grande esforço financeiro para a Entidade Regional de Turismo, mas que é essencial para preservar e promover a diversidade dos destinos que a Região comporta.
Iremos, uma vez mais, a exemplo do ano passado, ter um stand muito animado com passatempos e diversas novidades.
Tenho ainda de sublinhar a parceria que fizemos com a Rádio Observador que vai transmitir em direto da BTL no dia 13 de março só com conteúdos do Alentejo e do Ribatejo.
E no espaço da restauração, um restaurante de excelência a representar a nossa Região, no caso o Alecrim, de Estremoz.
O que representa serem o destino nacional convidado da BTL?
É um momento alto para o Alentejo e Ribatejo. Trata-se de uma distinção muito prestigiante que recebemos com orgulho e responsabilidade.
Qual a importância da chancela (Destino Nacional Convidado) atribuída pela BTL 2025 na promoção do Destino Alentejo e Ribatejo?
É, sem dúvida, uma chancela que nos abre um espaço adicional e muito significativo de promoção do Alentejo e do Ribatejo.
Tivemos oportunidade de, em conjunto com a equipa da BTL, escolher os melhores canais e momentos para corporizar esse protagonismo em ações concretas que tragam maior notoriedade e negócios ao nosso turismo e empresas. Creio que as escolhas foram as mais acertadas. Estamos agora a trabalhar para concretizar com sucesso essas perspetivas. Para mim, o ponto alto será o encontro com os operadores internacionais.
Quais as expectativas para a edição do certame de 2025?
As melhores. O destino vem de mais um bom ano turístico e acredito que a BTL vai catapultar o Alentejo e o Ribatejo para um excelente 2025. Aliás, este será um ano de grande visibilidade para a Região que receberá vários eventos de dimensão nacional que a seu tempo serão conhecidos.
Qual o impacto da BTL, enquanto Marketplace do sector do Turismo, na promoção do Destino junto dos mercados interno e externo?
É um impacte que está a crescer. Sentimos isso, quer no mercado nacional, quer no internacional.
Qual a vossa aposta em comunicação e imagem junto ao público final e trade na BTL?
No caso do Alentejo, vamos apostar na ideia de um Destino com muitos destinos.
A ideia de que hoje o Alentejo se desdobra numa cascata de lugares e de spots incríveis, de muita diversidade. Uma região que tem Évora, Marvão e Monsaraz, mas que tem também Comporta, Porto Covo, Odemira, Mértola, o Parque Natural da Serra de São Mamede ou o Alqueva, só para citar alguns exemplos.
É aquilo que queremos passar para as pessoas e que marca também cada vez mais a promoção internacional da região.
Para o Ribatejo foi necessário procurar uma abordagem especifica, já que as duas regiões têm estádios de desenvolvimento turístico distintos. E assim optamos pelo conceito “Descubra o Ribatejo. Um destino com tanto para contar”, procurando explorar a diversidade de pontos de oferta que se concentram em apenas 11 concelhos.
Em termos de imagem vamos explorar uma faceta menos conhecida da região ribatejana, mas que nos parece mais em linha com aquilo que é hoje a preferência dos mercados. Falo, nomeadamente, da oferta de Turismo de Natureza e de Outdoor e de toda a ligação à temática da sustentabilidade. A região tem spots muito interessantes, como o EVOA, um fantástico espaço de observação de aves gerido pela Companhia das Lezírias, a Reserva Natural do Paul do Boquilobo, que é reserva da Biosfera classificada pela UNESCO ou a Reserva Natural do Cavalo Sorraia, em Alpiarça, só para citar alguns exemplos.