Destino Nacional Convidado BTL 2025 III: “É notório o caminho de internacionalização que a BTL está a seguir”
A Ambitur, em parceria com a BTL, esteve à conversa com José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a propósito do destaque como Destino Nacional Convidado da BTL 2025. Leia aqui a 3ª parte desta entrevista e fique a conhecer o que pensa José Santos deste certame e de que forma tem acompanhado a sua evolução.
Em quantas edições já pôde experienciar a Bolsa de Turismo de Lisboa? Como foi acompanhando o seu reposicionamento e desenvolvimento?
Bem, em tantas, que confesso, já não consigo precisar. Mas a feira cresceu e modernizou-se imenso, em especial nos últimos anos. A BTL já não é apenas uma feira de exposição e de mostra de destinos.
Que caminhos deve continuar a trilhar o evento?
É notório o caminho de internacionalização que a BTL está a seguir, pretendendo afirmar-se como um hub de conexão entre os destinos internacionais expositores e compradores – veja-se o rebranding recente de que disso é paradigmático. Creio que isso é positivo porque afirma a modernidade do país e a capacidade de atração de outros buyers que se deslocam a Lisboa por sua conta própria e que no limite acabam também por se inteirar do destino Portugal. Mas para nós, enquanto destino regional, o foco da BTL deverá estar mais no estreitamento da relação entre a internacionalização da oferta turística do país e uma melhor ligação à promoção do Destino Portugal.
Sendo este (BTL) um dos principais pontos de venda anual de viagens para o outgoing, o que falta para também se afirmar como uma atração de vendas para os destinos nacionais?
Estamos também a procurar dar o nosso contributo para essa finalidade, através das Bolsas de Negócio. Trata-se de um espaço que funcionará nos dias de profissionais no nosso Stand e que concentrará a oferta de Enoturismo (dia 12 de março), Náutico (dia 13 de março) e Natreza/Cultura (dia 14 de março). Vamos convidar DMC`S para virem conhecer essa oferta. A Bolsa de Negócios é o nosso espaço de excelência B2B na BTL.
De que forma se pode fazer crescer a presença de compradores internacionais no certame?
No ano passado alcançou-se um número muito significativo de presenças com cerca de 200 compradores internacionais, provenientes de 42 mercados emissores, o que me parece bastante elucidativo do crescimento da iniciativa dos Hosted Buyers. A nossa expectativa é que em 2025 esse crescimento se mantenha.
No nosso stand estamos a fazer a ligação entre os expositores e esses compradores, contando já com muitas empresas inscritas.
Nos pós-tour vamos ter uma fam trip mais generalista e um tour só para o segmento de golfe, um produto turístico que começa a dar os primeiros passos na região.
Leia também…