Destinos europeus a crescerem este verão

O turismo europeu continua a crescer a um ritmo constante e demonstra resistência às tensões económicas e geopolíticas. Segundo o último relatório da European Travel Comission (ETC), “Turismo Europeu – Tendências & Perspectivas”, a maioria dos destinos europeus registou resultados positivos durante o período do verão deste ano. Os dados até agosto sugerem um aumento de 5% nas chegadas turísticas à Europa, comparado com igual período de 2014.

O crescimento foi sustentado pelos grandes destinos intra-regionais e pela recuperação económica da zona euro. Em destaque estiveram destinos como a Islândia (+27%) e a Roménia (+18%).Também se verificou um crescimento de dois dígitos na Eslovénia e na Sérvia (+13% em ambos), Irlanda e Montenegro (+12 em ambos). Os destinos mediterrânicos em alta foram a Croácia (+8%), Itália (+5%), Malta (+5%) e Espanha (+4%), contribuindo para modelar a procura na região durante o verão, apesar das incertezas económicas.

Segundo a ETC, na sequência do sucesso do turismo europeu durante o verão, devem manter-se os esforços para incentivar o turismo e estimular mais turistas de mercados de longo curso e intra-regionais. “Dentro da Europa, precisamos de olhar para o nosso produto e os nossos serviços; precisamos de divulgar as melhores práticas e aprofundar a cooperação entre os setores público e privado”, revela Eduardo Santander, diretor executivo da ETC.
Procura dispara nos grandes mercados emissores da Europa
O crescimento também foi alimentado pelos mercados emissores consolidados na Europa, contribuindo significativamente para a performance positiva de vários destinos europeus durante o período do verão. O Reino Unido beneficiou de uma Libra forte contra o Euro, enquanto destinos como a Letónia, Montenegro (+31% em ambos) ou Eslováquia (+41%) apresentavam um crescimento de dois dígitos a partir deste mercado.
Além disso, os mercados de viagem francês e alemão também aumentaram as chegadas devido a um crescente consumo e a maior confiança por parte dos consumidores, resultantes da recuperação económica da região. Montenegro registou um aumento substancial da Alemanha (+45%), e o Chipre viu o número de chegadas da França crescer 31%.
Os destinos europeus assistiram a um crescimento robusto (+30%) das chegadas turísticas chinesas em 2015 comparado com o mesmo período do ano passado.
Do outro lado do Atlântico, um dólar mais forte e indicadores macroeconómicos animadores continuam a incentivar as viagens dos EUA. Este mercado continua a ser uma fonte importante de chegadas turísticas para destinos europeus com uma estimativa de crescimento de 11% em 2015.