DHM vai avançar com dois novos projetos no Vale do Tejo e no Algarve
A Discovery Hotel Management (DHM) vai ter duas novas unidades para arrancar este ano. Além do investimento em expansões no portfólio das 18 unidades hoteleiras que já explora – no qual o Crowne Plaza Caparica Lisbon foi o mais recente a abrir, totalmente remodelado -, até porque na DHM “apostamos na constante melhoria dos nossos hotéis”, Luís Mexia Alves, CEO da empresa, explicou hoje, num encontro com a imprensa, que irão avançar com mais dois novos projetos. O investimento no próximo ano deverá rondar os 30 milhões de euros, adiantou.
Os novos projetos, que não estão ainda 100% fechados, surgirão na região do Vale do Tejo e do Algarve. Dentro de um mês será também lançado um novo investimento de uma unidade no Algarve, que já está operacional, e que integra outro cluster da DHM. O objetivo será lançar novas tipologias de alojamento, “muito especiais”, explica o responsável.
Aproveitando para fazer um balanço de 2022, Luís Mexia Alves explicou que foi “um ano de vendas recorde”, tendo corrido “muito bem” em todos os segmentos de negócio. Embora o arranque do ano tenha sido mais lento, a verdade é que no que diz respeito ao portfólio de hotéis urbanos tudo acelerou a partir de abril. E o responsável refere que, no que diz respeito aos Octant Hotels, depois do seu lançamento, em maio de 2022, a “performance foi muito boa, quer a nível da ocupação como dos preços médios”. No que se refere aos resorts all inclusive no Algarve, a performance foi “incrível”. O CEO da DHM sublinha mesmo que “estes all inclusive vão ter um ano recorde muito acima do ano passado” em 2023.
Por isso, afirma, “estamos moderadamente otimistas”, apesar de sempre atentos aos sinais que o mercado vai dando. Luís Mexia Alves admite que o aumento das taxas de juro terá impacto mas lembra que, se houve algo que a pandemia de Covid-19 nos ensinou foi que “as pessoas consideram as férias bens essenciais”. O que significa, explica, que mais facilmente reduzem despesas noutras atividades semanais ou diárias, do que nas suas férias. “O meu otimismo é que as pessoas não vão deixar de fazer férias”, resume.
Em 2022, o hotel que mais contribuiu para os bons resultados da DHM foi o Ramada Lisbon que, embora tenha tido um mau início de ano, acabou por ter resultados recorde, quer a nível de vendas, quer de margem e de valor absoluto.
Por Inês Gromicho