Dia Mundial do Turismo: “Desde o primeiro momento que percebemos a importância da sustentabilidade”

No Dia Mundial do Turismo, que se celebra esta quarta-feira, dia 27 de setembro, dedicado este ano ao Turismo Sustentável, Luís Castanheira Lopes, presidente do Conselho de Administração do Grupo Pestana Pousadas, garante ao Ambitur.pt que a sustentabilidade faz parte da estratégia deste grupo hoteleiro. “Desde o primeiro momento que percebemos a importância da sustentabilidade e é algo que introduzimos na nossa estratégia, materializando num conjunto de atividades para as quais envolvemos os diferentes stakeholders”, afirma o responsável.

Desta forma, a aposta num turismo mais sustentável faz-se pela envolvência do grupo em “projetos que, pela inovação, qualidade e carisma, possuem um êxito assegurado nas regiões onde nos instalamos”, acrescenta.

Nessa medida, o grupo criou programa PLANET GUEST, o Pestana Sustainability Program, em através da assinatura “Somos apenas hóspedes do Planeta”, traduz o seu respeito pelos recursos do planeta e reforça a consciencialização nas pessoas.

Expedição EPIS

Integrado no PLANET GUEST, o pilar social inclui ainda o apoio às comunidades locais e a promoção da educação e cultura, onde se destaca o programa“Obrigado Por Ajudar” e a colaboração com diversas associações e entidades como a AHP no programa Hospes, através da Doação de bens a variadas instituições de solidariedade social; a Refood na doação de alimentos; a EPIS e a APPT21 – Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21, na inclusão de jovens na sociedade; a Make a Wish Portugal na sua missão de realizar desejos de crianças e jovens. Somos parceiros da KANIMAMBO – Associação de Apoio ao Albinismo e associados da GRACE, uma associação pioneira, sem fins lucrativos e exclusivamente dedicada à promoção da Responsabilidade Social Corporativa.

“Com uma presença cada vez mais significativa fora de Portugal, também temos a preocupação de levar projetos do Grupo além-fronteiras”, sustenta o responsável, destacando o Projeto Comunitário Tilizinwe Bazaruto, em conjunto entre o Pestana Bazaruto Lodge e a Comunidade de Machulane “com o objetivo de garantir o bem-estar e a sobrevivência da comunidade local e da ilha”.

Num âmbito ambiental, o grupo Pestana tem estado envolvido num projeto de dessalinização de Alvor, uma ação distinguida com o primeiro prémio para Sustentabilidade Ambiental pelo Turismo de Portugal.

“É devido a esta atuação que alguns hotéis do Pestana Hotel Group têm recebido o Prémio Chave Verde, um certificado que distingue os hotéis que promovem o turismo sustentável pela prática de uma correta gestão ambiental nas suas unidades”, refere

Futuros desafios
Numa época em que a sustentabilidade é uma tendência cada vez mais valorizada pelos turistas, a imagem de um grupo que aposta no Turismo Sustentável pode sair reforçada. “A aposta numa imagem mais sustentável torna-nos mais “atraentes” aos olhos de quem é mais sensível às questões da sustentabilidade, traduzindo-se em maior procura. Ao mesmo tempo torna-nos conscientes de que os recursos são limitados e ao adotarmos medidas/ ações de sustentabilidade estamos a usar de forma educada os recursos a que temos acesso, fazendo bom uso deles, sem comprometer as gerações futuras”, frisa Luís Castanheira Lopes.

Mais do que isso, o futuro do turismo sustentável implica grandes esforços: “tornar as atividades turísticas compatíveis com os princípios e objetivos do desenvolvimento sustentável, nomeadamente no que diz respeito à sustentabilidade do ambiente, apoio a comunidades locais, educação e cultura consideramos serem os maiores desafios de hoje”, acrescenta por fim.