Dia Mundial do Turismo: “Trabalhamos para criar valor sustentável a longo prazo”

Num destino como os Açores, em que o principal segmento turístico promovido é o Turismo de Natureza, a sustentabilidade já faz parte das práticas e do vocabulário utilizado pelo setor hoteleiro. É o caso do grupo Azoris, que tem feito uma aposta em se diferenciar pelas medidas eco-friendly que tem tomado. A propósito do Dia Mundial do Turismo, este ano dedicado à temática do Turismo Sustentável, Paulo Limão, diretor do Azoris Royal Garden, assegura ao Ambitur.pt que o grupo quer continuar a promover essa “consciencialização”, na promoção de um “destino mais verde e sustentável”.

“Na Azoris Hotels & Leisure trabalhamos para criar valor sustentável a longo prazo para todos os nossos stakeholders, pelo que os nossos valores assentam nos pilares da ética, integridade, ambição, inovação e criatividade, que representam os nossos valores”, explica o responsável.

Da parte do grupo hoteleiro, alguns exemplos deste comprometimento passam pela seperação de resíduos, um aumento da eficiência energética nas diverrsas unidades, redução do consumo de água e um alcançar um nível de emissões atmosféricas mais reduzido.

“Em 2016 conseguiram-se importantes reduções no consumo de água através da colocação de redutores de caudal nos quartos dos 3 hotéis do Grupo”, refere o responsável, acrescentando que o consumo de energia também tem sido reduzido “fruto da progressiva substituição das lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED”.

No que diz respeito respeito ao consumo de combustíveis fósseis “foi também alcançada uma importante redução através da instalação de queimadores a pellets em 2 dos hotéis do Grupo, permitindo igualmente uma substancial redução das emissões atmosféricas associadas”, susntenta.

Nos próximos meses, o grupo Azoris quer continuar com as boas práticas, desde logo com a instalação de painéis fotovoltaicos no Azoris Royal Garden e a instalação de um tanque de compensação na piscina interior no Azoris Angra Garden.

Para além das medidas adotadas, o grupo Azoris tem também merecido reconhecimento pelas suas práticas. Exemplo disso mesmo é o galardão MIOSOTIS Azores e que honra critérios como gestão de resíduos, água, energia, biodiversidade e valorização local, gestão ambiental e informação e as certificações na Qualidade (NP EN ISO 9001:2015), Ambiente (NP EN ISO 14001:2015) e HACCP (Codex Alimentarius).

Turismo Sustentável: qual o seu impacto?
Paulo Limão considera que os turistas estão cada vez mais conscientes do impacto das suas atividades e que, por isso mesmo, “optam de forma crescente por soluções sustentáveis nas suas viagens”.

A seu ver, são os profissionais de turismo que devem estar mais preparados para as novas expetativas e necessidades dos turistas. “Eles estarão mais interessados em perceber o impacto ambiental, económico e social que provocarão nos destinos que visitam e mais disponíveis para preferir empresas que personifiquem e assentem a sua atividade nesses valores”, sublinha.

Por fim, Paulo Limão acredita ainda que o grupo deve ter um compromisso para com o seu destino.  “O nosso compromisso é caminhar cada vez mais, e sempre que possível, para uma otimização da gestão de todos esses recursos, que contribuem para que os Açores sejam um destino limpo e abundante”, termina.