Diárias médias de alojamento local em Lisboa e no Porto com diferença de apenas 4 euros

Em agosto de 2018, a diária média anual no mercado de alojamento local em Lisboa situou-se nos 101,9 euros, apenas 4 euros mais do que os 97,9 euros registados no Porto, apurou a Confidencial Imobiliário.

A diferença é, assim, agora de 4%, comparando com os cerca de 30% de gap verificados em outubro de 2017, quando a diferença entre a diária média anual entre ambos os mercados atingia os 22,4 euros (a favor de Lisboa).

“Esta atenuação da diferença de preços entre as duas cidades é resultado do contínuo crescimento da procura no Porto e da sua gradual afirmação como destino turístico, uma conjugação de fatores que permitiu a este mercado inverter a anterior lógica de competição pelo preço que era predominante numa altura em que a oferta cresceu de forma muito expressiva”, comenta Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário.

Em Lisboa, o Chiado-Bairro Alto apresenta as diárias médias mais elevadas (138,4 euros), embora também o eixo Castelo-Alfama se situe acima dos 100 euros (109,9 euros). No Intendente esse valor atinge os 97,2 euros, enquanto que em Santos-Madragoa a diária média está em 90,2 euros.

No Porto, igualmente sem surpresas, o Centro Histórico lidera os preços (104,6 euros), seguido de Miragaia, onde a diária média está nos 98,3 euros, e no Bonfim, com um valor de 91,8 euros.

Recorde-se que as diárias médias anuais no alojamento local subiram (em termos homólogos) 17,5% na cidade do Porto e 11,6% na cidade de Lisboa no 3º trimestre de 2018 (até final de agosto), de acordo com os mais recentes resultados do Índice de Alojamento Local (IAL) da Confidencial Imobiliário.