Diário da Fam Trip Jolidey à Tunísia: Dia 2

Diário da Fam Trip Jolidey à Tunísia: Dia 2

Categoria Follow Us, Inside

Dia 31 de março, pelas 9H da manhã, o grupo de agentes de viagens e jornalistas portugueses na Tunísia a convite da Jolidey sai do hotel onde ficou hospedado, em Sousse, para conhecer um novo destino turístico neste país: Kairouan.

Esta é a 4ª Cidade Santa do Islão, a única cidade sagrada no continente africano, localizada no centro nordeste da Tunísia, a 165 Km a sul de Tunes e a 58 Km a oeste de Sousse e da costa. É também conhecida como a cidade das 50 mesquitas e, apesar da transferência da capital política para Tunes no século XII, Kairouan permaneceu como capital espiritual do Grande Magrebe, explicou-nos o nosso guia, Mohammed.

A cidade está inscrita na lista do Património da Humanidade da UNESCO desde 1988. O seu património arquitetónico inclui a Grande Mesquita, também conhecida como Mesquita de Uqba, e uma das mais importantes do país e um dos locais de oração mais antigos do mundo islâmico. A mesquita apresenta-se com as suas portas talhadas em madeira e arabescos de estuque, 400 colunas de mármore, pórfiro da sala de orações com inscrições fenícias, romanas e árabes.

É em Kairouan que o grupo português também visita uma pequena mesquita, conhecida como Mesquita del Barbero, onde se encontra o túmulo de Abou Dhama, companheiro do profeta Muhammad que, segundo a lenda, guardou para si três cabelos da barba de Muhammad, e daí o nome do local.

Uma vez em Kairouan, tempo para conhecer uma fábrica artensal de passemanarias e assistir a um “espetáculo” de apresentação dos inúmeros tapetes típicos, e outros mais modernos. O desenho típico dos tapetes grandes de Kairouan chama-se Alloucha e é feito com as cores naturaia da lã, sendo graduados pela espessura do fio usado e pelo número de nós por metro quadrado: o “normal” é de 10 a 40 mil nós e o “extra-fino” varia entre os 160 a 500 mil nós. Os tapetes de seda podem ter mais de 500 mil nós por metro quadrado.

Em Kairouan também se produz uma carpete tecida, sem nós, a margoum, com os típicos desenhos geométricos da cultura berbere, mais leves e numa grande quantidade de cores.

[RoyalSlider Error] Incorrect RoyalSlider ID or problem with query.

 

O almoço é no Hotel Golden Yasmin La Kasbah, 5*, no coração de Kairouan, uma mistura de arquitetura árabe e muçulmana. A construção é recente e em torno de um pátio com piscina exterior. Conta com 94 quartos, 2 suites júnior e uma suite presidencial.

 

Da parte da tarde, o grupo parte em direção a El Jem, a capital do azeite, a cerca de 32 Km da costa. Esta foi a primeira formação romana no interior da Tunísia. E é aqui que se encontram as ruínas romanas mais impressionantes de África, o famoso Anfiteatro de Thysdrus, cuja construção demorou cerca de 18 a 20 anos. Este é 5º maior anfiteatro romano do mundo, revela-nos o guia Mohammed, capaz de ter 35 mil espectadores sentados, com 128 metros de largura e 29 metros de altura. As ruínas deste anfiteatro foram declaradas Património Mundial da UNESCO em 1979.

 

O dia termina uma vez mais em Hammamet, onde o grupo fica alojado no Hotel Concorde Marcopolo, 4*, um Tudo Incluído à beira-mar. A unidade dispõe de três restaurantes, quatro bares, piscina exterior para adultos, piscina infantil, kids club, piscina interior aquecida no inverno, Centro de Wellness. Disponibiliza um total de 464 quartos.

[RoyalSlider Error] Incorrect RoyalSlider ID or problem with query.

 

Nesta Fam Trip participaram os agentes da Clickviaja.com de Caminha e de Valpaços, QViagem de Guia-Pombal e Cabeceiras de Basto, Viagens 365 de Pombal, Passepartout de Coimbra, Angra2000 dos Açores, Acerca de Viagens de Almada, Target Charme de São Domingos de Rana, DIT Portugal de Alfragide, BYTravel Lumiar e Alvalade (Lisboa) e Oeiras e Portimão, EmViagem do Seixal, RealVitur de Vila Real, Inalva de Torres Vedras, Orbita de Mirandela e Vila Verde, VAPViagens de Lisboa e SolViagem da Madeira, bem como Cristina Pinto, delegada comercial da Jolidey, que acompanhou o grupo durante toda a viagem.

Leia também: Diário da Fam Trip Jolidey à Tunísia: Dia 1

Inês Gromicho e Pedro Chenrim, na Tunísia, a convite da Jolidey.