Digital Azul: imagens únicas à medida do cliente

Foto Sérgio Duarte

Há já mais de 30 anos que a Digital Azul – originalmente Novaga – atua no mercado audiovisual nacional, tendo sido mesmo a primeira empresa privada em Portugal a ter carros de exteriores e a fazer as primeiras transmissões televisivas em direto para as televisões privadas. Desde 2014, altura em que adotou a atual designação e mudou de instalações para Campolide, em Lisboa, que conta com um estúdio de imagem de 70 m2 construído de raiz, com ciclorama verde, bem como dois estúdios de áudio totalmente equipados. Os serviços da Digital Azul vão desde a produção e realização de vídeos para publicidade, TV, cinema e institucionais, à filmagem multi-câmara e transmissão em direto de espetáculos, conferências e outras iniciativas, para qualquer plataforma e dispositivo. João Tocha, CEO da empresa, realça que é também das poucas produtoras no país a fazer filmagem em alta-velocidade proporcionando “imagens de rara beleza, muito procuradas para produções publicitárias”.

Com uma equipa multidisciplinar especializada, a Digital Azul tem já um vasto currículo no setor do turismo, tendo produzido vídeos institucionais sobre várias cidades nacionais, a pedido das autarquias, bem como para o Turismo de Portugal, ou assegurado a filmagem e transmissão ao vivo de várias conferências e eventos turísticos em hotéis, teatros ou pavilhões.

Para este setor, João Tocha explica que a empresa divide a sua oferta em duas vertentes: “estamos disponíveis para a criação de raiz de vídeos com qualidade cinematográfica que visem a divulgação do património turístico de Portugal, ou para filmar com multi-câmara todo e qualquer acontecimento, encontro, conferência, ou até ações de formação, e transmitir em direto – Live Streaming – e, ou, diferido”. A título de exemplo, a empresa foi responsável pela filmagem e transmissão de todo o ciclo de conferências e palestras que decorreram nos sete palcos da Web Summit, que se realizou recentemente em Lisboa.